Usinas

Participação do etanol no mercado brasileiro de combustíveis atinge níveis promissores

Em janeiro, alcançou 45,6%, o nível mais alto desde abril de 2021, afirma Plínio Nastari, da DATAGRO

Plínio Nastari (Foto: @fabriciozerves)
Plínio Nastari (Foto: @fabriciozerves)

O consumo de etanol hidratado no Brasil apresentou um aumento significativo, atingindo 1,776 bilhão de litros em janeiro de 2024, um crescimento de 68,0% em comparação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela ANP. Enquanto isso, o consumo de gasolina C (E27) registrou uma queda de 3,1% no mesmo período, totalizando 2,656 bilhões de litros em janeiro.

Segundo Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, em um painel da 8ª edição do SANTANDER DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, realizado em Ribeirão Preto – SP, a participação do etanol no mercado brasileiro de combustíveis do ciclo OTTO alcançou 45,6% em janeiro, o nível mais alto desde abril de 2021. Destaque-se que a participação do etanol hidratado isoladamente foi de 25,5%.

A estimativa da DATAGRO revela que, em janeiro, aproximadamente 30% da frota de veículos Flex-Fuel no Brasil foi abastecida com etanol hidratado, em comparação com os 19,4% registrados no mesmo período do ano anterior. No entanto, o consumo de etanol hidratado ainda está abaixo do seu potencial máximo.

LEIA MAIS >  Premiação e homenagens marcam 30 anos do Programa Cana IAC

De acordo com a análise da DATAGRO, considerando a competitividade do preço médio do etanol hidratado em relação à gasolina em cerca de 77% do mercado do ciclo Otto no Brasil, a participação desse biocombustível deveria ser de aproximadamente 30%. Isso corresponderia a quase 2 bilhões de litros por mês.

Além disso, a proporção da frota de veículos Flex-Fuel que utiliza o etanol hidratado também poderia ser maior, aproximadamente 15% nesta época do ano. Em outubro de 2018, essa proporção atingiu 41,5%.

Plínio Nastari enfatizou que se espera que a participação do consumo de etanol hidratado no mercado brasileiro de combustíveis do ciclo Otto aumente para 26% em fevereiro e atinja 29% em março, o que significaria que o consumo de etanol hidratado finalmente atingiria 2,0 bilhões de litros.

LEIA MAIS >Vendas diárias de etanol hidratado no mercado doméstico crescem 11% em fevereiro

Por outro lado, os preços do etanol aos produtores ainda estão sob pressão. Após um período de aumento em decorrência do aumento do ICMS sobre a gasolina, os preços do etanol ao produtor em São Paulo estagnaram, apresentando uma ligeira tendência de baixa.

Os estoques de etanol mantidos pelas usinas do Centro-Sul também aumentaram em relação ao ano anterior, totalizando 5,996 bilhões de litros em 15 de fevereiro. Esse volume representa quase 60 dias de consumo doméstico de etanol hidratado, de acordo com a DATAGRO.

Banner Revistas Mobile