Usinas

Novas tecnologias de irrigação reduzem a consumo de água na produção de cana

Confira artigo de Daniel Pedroso, especialista agronômico da Netafim Brasil

Novas tecnologias de irrigação reduzem a consumo de água na produção de cana

De acordo com dados recentes publicados pela da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a agricultura consome cerca de 70% de toda água captada e estima-se, ainda, que 60% da água de irrigação é desperdiçada.

Entretanto, temos que nos atentar a essas informações e entender todos os processos para não tirarmos conclusões precipitadas.

Se analisarmos de forma técnica observamos que a água, ao ser disponibilizada pela irrigação, é utilizada pelas plantas na quantidade que ela necessita para completar o seu desenvolvimento e com isso produzir colmos, grãos, folhas, ou seja, produzir o nosso alimento, o restante da água que não é utilizada retorna a atmosfera de forma de vapor de água através da transpiração.

LEIA MAIS > Otávio Lage de Siqueira Filho, da Jalles Machado, é o Empresário do Ano no MasterCana Brasil 2022

Além disso, há outros processos em que a água retorna ao seu ciclo, como a evaporação e a recarga dos lençóis freáticos através da percolação.

Com a evolução da irrigação, hoje em dia, há novas tecnologias que reduzem o consumo de água, pois apresentam melhor eficiência de aplicação. Dentro as quais a irrigação por gotejamento é a tecnologia que mais cresce.

Estudos mostram que o sistema de inundação apresenta uma eficiência de 60%, a aspersão aproximadamente 85% enquanto o gotejamento apresenta uma eficiência de 98%.

 E essa eficiência são comprovadas em campo, onde dados nos mostram que com o uso do gotejamento a utilização da água pode reduzir em até 27% conforme mostrado na tabela abaixo.   

Região

Redução no consumo de água

Nordeste

27%

Centro Oeste

20%

Sudeste

24%

Fonte: Netafim

Daniel Pedroso

Mas esses resultados não são apenas devido a eficiência na aplicação, mas também reflete a outras perdas físicas da água, comuns em irrigações por aspersão como: efeito guarda-chuva (retenção da água pelo dossel das plantas), evaporação na atmosfera e velocidade dos ventos. Salientando que essas perdas são inexistentes da irrigação por gotejamento, principalmente na subterrânea.

Além disso, para evitar consumo de água desnecessários temos que ter em mente que cana de açúcar irrigada é totalmente diferente de cana-de-açúcar + água.

Nesse caso, o que tem que ficar claro é que devemos utilizar a água como insumo ou seja utilizar um manejo de aplicação de água baseado em conceitos técnicos, agronômicos e científicos.

LEIA MAIS > StoneX projeta 35,2 milhões de toneladas de produção de açúcar na safra 2023/24

E para isso, existem vários sensores de avaliação de umidade de solo que nos ajudam a tomar essa decisão, como por exemplo a tensiômetria, sondas TDR e estações meteorológicas com sensores de umidade e evapotranspiração.

Concluindo, mesmo sendo uma conclusão superficial ainda é possível reduzir o consumo de água da agricultura através da adoção de modernas tecnologias de irrigação, como no caso do gotejamento e adotar uma postura irrigante, ou seja, utilizar a água como insumo.

Esta matéria faz parte da edição outubro/novembro do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

 

Banner Revistas Mobile