Usinas

Ministério convida produtores para contribuírem na regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas

Consulta Pública Aberta até 20 de Abril

Ministério convida produtores para contribuírem na regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas

O Ministério dos Transportes anunciou a abertura de uma consulta pública no dia 21 de março, visando a regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas, incluindo rodovias.

Produtores rurais e a sociedade em geral têm até o dia 20 de abril para apresentar contribuições à Minuta de Resolução disponibilizada no site do ministério. Após a consulta, o texto e as sugestões serão encaminhados para deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A consulta pública, acessível no site do governo federal, inclui um resumo do tema, uma nota técnica e a Minuta de Resolução. Devido a preocupações com segurança e aspectos operacionais, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) tem mantido diálogo com deputados federais, especialmente os da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), questionando a viabilidade técnica de uma resolução do Contran para o trânsito de máquinas agrícolas.

LEIA MAIS > 24 usinas iniciaram a safra 2024/25 na primeira metade de março

Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito proíbe o trânsito de máquinas agrícolas em rodovias, o que requer carretas especiais para deslocamento ou a utilização de vias secundárias. O setor agropecuário reivindica a supressão do Artigo 101 do CBT, que permite a circulação de veículos acima dos limites de peso e dimensões estabelecidas mediante autorização especial de trânsito.

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, de 2017, existem no Brasil 1,2 milhão de tratores, distribuídos em 734 mil propriedades rurais.

“Encorajamos os produtores rurais a participarem e enviarem suas contribuições e opiniões. São eles que utilizam as máquinas agrícolas diariamente, e é com a participação deles que o Brasil poderá alcançar uma legislação justa, atendendo às necessidades do setor produtivo e beneficiando a sociedade como um todo”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Banner Revistas Mobile