Usinas

Usina de Pernambuco só recebe 50% da cana esperada

Usina de Pernambuco só recebe 50% da cana esperada

A projeção era de uma moagem de 500 mil toneladas. Mas a estiagem, e o fenômeno El Niño, eliminaram quase 50% dessa oferta. Com isso, Imagem inline 1

a usina de cana-de-açúcar Cruangi só conseguiu moer 291 mil toneladas da matéria-prima de açúcar e de etanol.

Leia mais: Usina Cruangi volta a moer

Localizada no município de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a Usina Cruangi voltou a moer na safra 2015/16 por conta da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf).

Leia mais: El Niño antecipa o fim da safra de cana em Pernambuco 

A usina iniciou a moagem na segunda semana de setembro de 2015 e, segundo Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), a meta era moer 500 mil toneladas de cana.

Leia maisFogo amigo na Cruangi

Mas a estiagem e o El Niño atropelaram as previsões e a safra 15/16 da Usina Cruangi terminou na primeira semana deste janeiro. “Acabou a cana”, afirma Lima.

Com a moagem de 58,2% da cana prevista, a usina de cana-de-açúcar só produziu etanol, embora esteja capacitada para também fazer açúcar, e chegou a uma produção de 21,5 milhões de litros. “Só fizemos etanol hidratado, por conta de programa de crédito presumido do governo de Pernambuco”, conta Lima.

Leia maisPor reativação de usina, líder do setor nordestino é homenageado

Segundo o presidente da Coaf, a expectativa era de chegar a uma produção de 42 milhões de litros de hidratado caso a moagem chegasse à oferta inicialmente projetada.

cruangiPróxima safra

A Coaf já tem planos para a safra 2016/17 da Usina Cruangi. Conforme Lima, a planta sucroenergética também fará açúcar na próxima temporada, prevista para ter início entre agosto e setembro.

Para produzir açúcar e etanol, a usina de cana terá de contar com mais cana em relação à que foi moída na 15/16. “A expectativa é ter uma oferta de 550 mil toneladas da matéria-prima”, diz Lima.

Segundo ele, é possível chegar às 550 mil toneladas caso o clima favoreça a cultura. “Temos chuvas fortes desde o fim de novembro, o que é bom, e vai depender do inverno para saber sobre a oferta de cana.”

Moagem 

Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, segundo o presidente da AFCP, existem seis usinas de cana-de-açúcar. E, delas, apenas duas ainda não terminaram a safra 15/16. “As que continuam moendo são as usinas Olho D’Água e a Petribu.”