Usinas

Mato Grosso pode ser um dos principais produtores de biogás e biometano do Brasil

1o Bioenova, evento realizado nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), em Cuiabá - MT, debaterá as oportunidades do Estado

Planta em construção em Nova Olímpia - MT deverá entrar em operçáo no ano que vem
Planta em construção em Nova Olímpia - MT deverá entrar em operçáo no ano que vem

Terceiro maior produtor de biocombustível do país, o Mato Grosso se prepara para estar no seleto grupo dos estados brasileiros que produzem biogás e biometano, fontes de energia renovável produzidas a partir de resíduos orgânicos.

Em 2024, deve entrar em operação a primeira usina no estado de produção de biogás e de biometano. Instalada em Nova Olímpia, a planta terá capacidade para gerar 5MW de energia elétrica e 31.200 Nm³/d​ de biometano.

A planta vai utilizar a vinhaça e a torta de filtro, resíduos orgânicos derivados do processo de produção de açúcar e etanol, para produção das fontes energéticas.

LEIA MAIS > Agronegócio é responsável pela colocação de 28,1 milhões de brasileiros no mercado de trabalho

O biogás é utilizado para geração de energia elétrica; e o biometano, uma espécie de biogás purificado, é um produtor similar ao gás natural, só que renovável. Pode ser utilizado para geração de energia elétrica, para transporte veicular, como substituto do óleo diesel, por exemplo, e como fonte de energia para indústria.

O uso do biogás e do biometano como tecnologia para descarbonização dos processos produtivos é um dos temas em pauta no 1o Bioenova – Encontro Nacional de Inovação das Indústrias de Bionergia, que será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, em Cuiabá.

A planta que está sendo implantada no Mato Grosso é resultado de uma parceria entre a uisa e a Geo Biogás & Tech. Foi responsável pela instalação da primeira planta de produção de biogás em larga escala no Brasil a processar torta de filtro, vinhaça e palha.

LEIA MAIS > CerradinhoBio deve iniciar as atividades de sua nova planta de etanol de milho ainda este ano

Durante o evento, Dante Cobucci, diretor comercial da Geo Biogás & Tech, vai apresentar as vantagens competitivas do biogás e do biometano em relação a outras fontes de energia e o seu potencial de expansão e uso no Estado.

“O Mato Grosso tem condições de ser um dos líderes dessa transformação energética. Fazer sua riqueza natural gerar energia limpa, produzindo renda para a população, promovendo o desenvolvimento e agregando valor. Sustentabilidade é um ativo para qualquer negócio. Em algumas áreas, descarbonizar o processo produtivo é condição para a empresa crescer, ganhar novos mercados, inclusive no exterior. Em outros setores, pode até virar um negócio, com a venda de créditos de carbono”, explica Cobucci.

LEIA MAIS > UNICA quer 100% dos fornecedores com participação no CBIO

“Além de ser uma fonte de energia renovável, o biogás e o biometano permitem a redução do passivo ambiental por meio do tratamento adequado dos resíduos, principalmente da agroindústria. O que seria lixo se transforma em riqueza”, completa.

Pelas contas da Abiogás (Associação Brasileira de Biogás), o Brasil deve atingir, em 2030, a produção de 30 milhões de metros cúbicos/dia de biometano. O volume poderia atender parte da demanda brasileira por diesel, hoje em torno de 150 milhões de m3/dia. Atualmente, o país conta com seis plantas autorizadas pela ANP a operar, com capacidade de cerca 450 mil m3/dia. Ou seja, hoje a capacidade atual de produção é inferior à 2% do potencial.

LEIA MAIS > Agenda ambiental será fortalecida com Frente Parlamentar do Etanol

Até o final de 2024, segundo a Abiogás, deve entrar em operação um volume entre 800 mil e 1 milhão de m3/dia, alcançando 6 milhões de m3/dia até 2029, com 86 plantas de produção. Para se ter ideia, nos EUA, já existem 700 plantas em operação; e na Europa, mais de 1 mil.

Já o biogás produzido a partir de cana, tem um potencial de produzir 2.100 MW médios até 2032, o suficiente para atender 900 mil residências, segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2032) elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Banner Revistas Mobile