Usinas

Investimento na gestão de terceirizadas rende prêmio a CMAA

Com o programa a usina reduziu em 70% o percentual de acidentes das empresas contratadas

Luiz Antonio de Oliveira, coordenador de Saúde e Segurança da CMAA
Luiz Antonio de Oliveira, coordenador de Saúde e Segurança da CMAA

Os bons resultados apresentados pela Companhia Mineira De Açúcar e Álcool (CMAA), que obteve uma redução de até 70% nos índices de acidentes, envolvendo empresas terceirizadas, garantiram a empresa a conquista do Troféu MasterCana Social 2022, na categoria Saúde Ocupacional, que avalia projetos que visam à melhoria das condições de trabalho.

Essa foi a 15ª edição do MasterCana Social, considerado um dos mais relevantes prêmios do setor sucroenergético. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada na segunda-feira, dia 15 de agosto, em Ribeirão Preto – SP.

Para implementação do programa Gestão de Contratadas, iniciado em 2021, a CMAA investiu cerca de R$ 100.400,00.

“A terceirização sempre foi um assunto bastante discutido, principalmente pelas mudanças que pode causar no mercado de trabalho. Questões legais, operacionais e contratuais estão envolvidas nesse tipo de relação.

A CMAA, por se tratar de um grupo com 3 usinas e um escritório administrativo, recebe diariamente várias empresas contratadas. E esse foi o grande desafio que levou a CMAA a desenvolver o projeto”, informou a direção.

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A construção se deu em 3 fases: Desenvolvimento do projeto: Equipe de Saúde e Segurança Corporativa, Engenheiros, Técnicos de Segurança das unidades e representante do RH que desenvolveram a estrutura e sistemática do projeto e os checklists a serem aplicados; Validação Jurídica:

Foi envolvido o departamento jurídico da CMAA para apresentação, discussões e melhorias nas propostas, com foco no atendimento de requisitos legais e possíveis impactos em contratos já existentes; e validação da diretoria:

Apresentado o projeto final para os diretores da empresa, onde foram alinhados e discutidos os pontos de dúvidas, abordagens a serem realizadas, disponibilização dos recursos e data de início do projeto.

Ao final das validações, resultou-se em checklists específicos, com cerca de 184 itens direcionados a objetos normativos, requisitos legais, estruturas de máquina, equipamentos e organização dos locais de trabalho, disponível em um aplicativo adquirido pela CMAA, chamado UGO para registro e controle de todas as verificações.

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Ao todo, foram 76 empresas contratadas avaliadas desde o período de início do projeto, atingindo 100% das operações agrícolas e amostras representativas das atividades industriais de entressafra e todos os alojamentos indicados pelas empresas foram vistoriados.

Foram 410 ações propostas para adequações dos desvios encontrados e um total de 152 reuniões realizadas com as empresas contratadas e seus representantes.

Além da evolução na aderência às exigências internas e normativas da CMAA, também houve uma evolução significativa no número absoluto de acidentes com contratados, apresentando uma redução de mais de 70%.

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