Usinas

IAC comemora 136 anos com resultados inéditos na pesquisa

Durante comemoração, nesta terça-feira (27), também será entregue o Prêmio IAC 2023

IAC comemora 136 anos com resultados inéditos na pesquisa

Primeira instituição de pesquisa agrícola da América Latina, o Instituto Agronômico (IAC) comemora 136 anos nesta terça-feira (27) com vários novos resultados em pesquisas e aumento na captação de recursos externos.

Representantes do agronegócio e de vários outros setores estarão no evento, junto ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira.

“Aos 136 anos do IAC, temos muito a comemorar: inéditas tecnologias em várias de nossas áreas de atuação, além do aumento significativo de captação de recursos, como fruto da maior inserção do IAC nas principais cadeias do agronegócio, que geraram oportunidades de projetos que permitem ampliar os investimentos no Instituto”, comenta o diretor-geral do IAC, Marcos Landell.

LEIA MAIS > Soneva passa a deter 90% do controle acionário da Atvos

Na cerimônia de celebração, na Sede do IAC, em Campinas – SP, também serão assinados dois acordos de parceria: um com a PUC-Campinas, em que o IAC irá compartilhar sua expertise agronômica na formação de engenheiros agrônomos e também a divulgação de parcerias envolvendo outras culturas.

A PUC-Campinas passará a oferecer o curso de Engenharia Agronômica, em 2024, quando contará com a expertise e competência de áreas multidisciplinares do IAC para alavancar a formação de novos talentos, alicerçada em 136 anos de ciência dirigida para a solução de problemas ininterrupta.

Os acadêmicos terão a oportunidade de conviver no ambiente da ciência agronômica do IAC, que desenvolveu as bases da agricultura tropical conhecida em todo o mundo, por meio de atividades integradoras com foco em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com projetos do 3°ao 8°período do curso.

LEIA MAIS > São Domingos investe em compra de equipamentos para ampliar produção

O IAC também irá proporcionar visitas técnicas aos alunos do 1°ao 10° período do curso, diretamente nas áreas de pesquisa em Campinas e em cada um dos seus Centros e Núcleos Regionais de Pesquisa, localizados em Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto, Votuporanga, Mococa, Jaú, Capão Bonito, Tatuí e Itararé.

A parceria ainda traz a possibilidade de realização de estágios supervisionados, elaboração de Projetos Finais de Curso e ações voltadas ao empreendedorismo para a criação de novas empresas de base tecnológica dentro do IAC.

O objetivo dar parceria é desenvolver ações inovadoras de caráter técnico e de PD&I para formação e inserção de novos talentos no agro brasileiro, com foco na estruturação regional de novos segmentos do agronegócio.

LEIA MAIS > Programa Braços Abertos integra usina e comunidade

Na ocasião,  também será entregue o Prêmio IAC 2023, sendo esses os agraciados deste ano:

Categoria Interna

Pesquisador Científico: Dra. Regina Célia de Matos Pires

Servidor de Apoio Técnico: Sandra Heiden Spiering da Cruz

Servidor de Apoio Administrativo: Joana D’arc Grangeiro da Silva

Categoria Externa

Personalidade do AgronegócioFrancisco Matturro

Banner Revistas Mobile