Usinas

hEDGEpoint atualiza safra de cana, açúcar e etanol do Centro-Sul para 605M ton

O volume de cana afeta significativamente o balanço global, com implicações para os fluxos comerciais e a dinâmica do mercado

hEDGEpoint atualiza safra de cana, açúcar e etanol do Centro-Sul para 605M ton

O principal motivo de suporte aos preços do açúcar continua sendo o viés de baixa que a produção da região Centro Sul enfrenta.

“A precipitação de fevereiro, aliada ao clima desfavorável na primeira quinzena de março, diminuiu o otimismo e nos levou a reavaliar nossas projeções de volume de cana. Neste relatório, exploraremos vários cenários e avaliaremos seu impacto sobre a oferta e a demanda globais, bem como sobre os fluxos de comércio”, diz Lívea Coda, analista de Açúcar e Etanol da hEDGEpoint Global Markets.

“Mas, primeiro, é importante observar que, embora a umidade do solo e a precipitação acumulada indiquem um possível declínio mais acentuado na produtividade em comparação com nossas estimativas, os efeitos da seca não foram uniformes em toda a região Centro Sul. A parte norte foi significativamente mais afetada do que a parte sul. Além disso, de outubro a dezembro, os níveis de precipitação e umidade do solo permaneceram mais altos do que em 2020, antes da quebra da safra 21/22. Portanto, acreditamos que ainda é prematuro prever um volume de cana abaixo de 600 Mt”, observa a analista.

LEIA MAIS > UNICA destaca protagonismo do Brasil na mobilidade de baixo carbono

Apesar da reversão para uma produtividade mais típica, é improvável que a temporada 24/25 represente uma grande quebra, permanecendo dentro da faixa mais alta de produção de cana e açúcar observada nos anos anteriores.

De acordo com Lívea, “embora a cana esteja envelhecendo um pouco devido às interrupções no plantio de 18 meses causadas pelas chuvas, prevemos um aumento na área de pelo menos 1,25%. Essa expansão pode compensar alguns dos impactos do envelhecimento da cana, garantindo um bom volume de matéria-prima. Espera-se que a idade média da cana aumente de 3,2 para cerca de 3,4 anos, um pouco abaixo da média de 3,5 anos observada entre as safras 20/21 e 21/22”.

Ao analisar regiões proxy considerando os padrões de chuva, estimamos que aproximadamente 30% da produção de cana do Centro Sul recebeu chuvas médias, enquanto 23% tiveram níveis abaixo da média e aproximadamente 47% registraram níveis mínimos.

Embora nosso modelo estatístico, que leva em conta os dias perdidos e a umidade média do solo de dezembro a fevereiro, sugira um impacto mais brando, é essencial considerar as tendências de dados históricos e as previsões de mercado.

LEIA MAIS > Ingenio Aguaí: Liderando a sustentabilidade e a inovação na indústria sucroenergética 4.0

“Levando todos os fatores em consideração, a região Centro-Sul poderia registrar uma queda de 8,4% na produção, voltando a um TCH mais típico de quase 79 t/ha e cerca de 605,8 milhões de toneladas de cana”, destaca.

“Qual seria o impacto global? Para fins deste exercício, examinaremos três possíveis números de produção de cana: nossa estimativa anterior de 615 Mt, nossa estimativa revisada de 605 Mt e o pior cenário de 595 Mt. Fica evidente que o resultado depende significativamente do mix de açúcar. Com as usinas investindo pesadamente na capacidade de cristalização, o índice poderia aumentar de 51% para 52,5%”, pontua.

Valores reportados pelas usinas sugerem que o mix deve ser mais próximo de 52%. Com os números ajustados de produção de cana pela hEDGEpoint, isso implicaria em uma mudança de quase 42 Mt de açúcar para 41,7 Mt (do cenário A para o cenário B).

“No cenário B, o déficit total do fluxo comercial entre o 1T/24 e o 1T/25, considerando cálculos simples, aumentaria de -119 kt para -346 kt, portanto, o mercado permaneceria relativamente equilibrado. Em termos de oferta e demanda global, o principal impacto seria um aprofundamento do déficit previsto para o dia 24/25 (outubro-setembro) de 2,3 Mt para 2,7 Mt. No entanto, é importante observar que é bastante difícil fornecer uma estimativa confiável para a safra 24/25, pois as expectativas para o Hemisfério Norte podem melhorar se o efeito La Niña for menos severo”, pondera.

LEIA MAIS > SIFAEG e FIEG promovem Conferência Transição Energética e Desenvolvimento

Mesmo com os números da cana caindo para 595 Mt, o mix de açúcar ainda garantiria uma produção robusta do Centro Sul. Com quase 41 milhões de toneladas, a região manteria os fluxos comerciais com um déficit reduzido de 1,1 milhão de toneladas.

“No entanto, esse cenário (C) é mais suportivo do que nossa estimativa atual (B), mas não implica um retorno às negociações a 28 c/lb. De fato, a menos que ocorra uma falha imprevista na região ou uma deterioração na safra do Hemisfério Norte, poderemos experimentar um momento comercial bastante monótono”, pondera.

Os fundos não teriam interesse em participar do mercado no curto prazo, já que outras commodities leves oferecem ganhos potencialmente mais altos com maior volatilidade, como o cacau.

“Portanto, enquanto aguardamos novos desenvolvimentos no clima, os fundamentos de curto prazo parecem estar razoavelmente precificados, e poderíamos ver mais negociações na faixa de 20-22 c/lb, com potencial de alta para 23 c/lb, dependendo de como o mercado interpretar o início da safra 24/25 do Centro Sul do Brasil”, conclui.

LEIA MAIS > Cana Substantivo Feminino reunirá mais de 600 mulheres da cana

Mesmo com números menores de cana, o mix de açúcar sustenta uma produção robusta no Centro Sul, não permitindo um retorno a preços mais altos. O sentimento do mercado de curto prazo segue contido devido à melhoria das perspectivas em relação ao desempenho do Hemisfério Norte e à expectativa de uma recuperação para 24/25. Além disso, há uma maior concorrência com outras soft commodities, como o cacau, que oferecem ganhos potencialmente maiores.

Banner Revistas Mobile