Usinas

Em Natal-RN, relator do PL dos CBios garante à Feplana que apresentará relatório à CME favorável ao produtor rural

PL 3.149 versa sobre a matéria na Câmara dos Deputados, em tramitação desde 2020

Em Natal-RN, relator do PL dos CBios garante à Feplana que apresentará relatório à CME favorável ao produtor rural

A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e associações estaduais de canavieiros, a exemplo da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), entidades que reivindicam a atualização do RenovaBio para garantir CBios  aos produtos de matéria-prima dos biocombustíveis, reuniram-se com o deputado federal Benes Leocádio em Natal-RN nesta segunda-feira (28). O parlamentar é o relator do PL 3.149.

O Projeto de Lei versa sobre a matéria na Câmara dos Deputados, em tramitação desde 2020. No encontro, que também teve a participação das associações do setor da Paraíba e Rio Grande do Norte, e do deputado potiguar Hermano Moraes, foi destacado a importância do projeto e a necessidade da aprovação do mesmo. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), também presente, apoia a aprovação do PL o quanto antes.

LEIA MAIS > BP Bunge se consolida no setor bioenergético com crescimento de 30% em 3 anos de operação

De acordo com Paulo Leal, presidente da Feplana, que foi a Natal-RN para tratar do assunto, o relator garantiu que o PL está maduro para ser apresentado para o debate e para a votação na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara Federal. “Chegou a hora, segundo as palavras do próprio Benes Leocádio.  Pois, ele mesmo disse, já ter consenso quanto ao teor do relatório, onde estará sendo consideranda a partilha dos CBios pelas usinas aos respectivos produtores de biomassa dos biocombustíveis, como deve ser no caso da cana-de-açúcar para a fabricação de etanol“, detalhou Leal.

A reunião do relator com as entidades canavieiras lideradas pela Feplana foi articulada pela Associação afiliada dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte, presidida por Hermano Moraes. “Nossa união em torno do PL reforçou para o deputado a importância dele se colocar em prol de nosso pleito, como fez questão de se posicionar”, destacou o líder da Asplan-RN. Também participou do encontro Paulo Giovanni Tapepy e Damião Pereira. Representaram a AFCP, dentre outros dirigentes local e nacional, a exemplo de Nelson Perez, da CNA.

LEIA MAIS > Caltec recebe prêmio MasterCana 2023 de Melhor Fornecedor na categoria Tecnologia Agrícola

“O PL corrige a injustiça contra o produto rural em não receber o CBios pelo etanol que é oriundo da cana produzida em sua terra. Com a sinalização do relator, tem tudo agora para o PL ser apresentado e aprovado na CNE o mais breve, devendo seguir o seu trâmite na Câmara Federal, onde buscaremos o apoio do presidente da Casa, o deputado Arthur Lima” pontuao presidente da União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida) José Inácio, que também preside a Asplan-PB.

Banner Revistas Mobile