Usinas

De Olho no Material Escolar fará imersão rural com 3 mil estudantes durante a Agrishow 2023

Associação promove ações que mesclam conhecimento e prática na maior feira do Agronegócio do país

De Olho no Material Escolar fará imersão rural com 3 mil estudantes durante a Agrishow 2023

O agro brasileiro é dinâmico, tecnológico, sustentável, produz alimentos, oportunidades profissionais e riqueza. Esse conhecimento precisa estar ainda mais dentro da sala de aula.

Para ampliar o conhecimento de alunos e aproximar o setor rural da educação, a associação De Olho no Material Escolar vai aproveitar a Agrishow 2023 e, entre outras atividades, levará cerca de 3 mil estudantes e professores da região para conhecer as boas práticas do campo, em empresas parceiras, e para entender como impactam positivamente a economia do país.

O nome do programa é “Vivenciando a Prática”, um dos eixos de trabalho da associação, que tem como objetivo principal atualizar os materiais escolares com dados científicos e públicos sobre o agro. Desde 2021, cerca de 9 mil crianças e jovens do ensino fundamental (I e II) e médio passaram por essa imersão na realidade do campo, desde a produção até a agroindústria.

LEIA MAIS > Governo amplia acesso a financiamento para exportações

A experiência pode ser transformadora. “É importante mostrar ao estudante essa conexão entre o campo e a cidade, entre escola e produção, entre teoria e realidade, as oportunidades de futuro. Quando isso acontece, é incrível, os olhos dos jovens brilham, e a percepção sobre a importância do setor muda totalmente”, explica Letícia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, que completa:

“Além de ampliar conhecimento, de ter a oportunidade de sentir orgulho de ser brasileiro – um país que produz – e a sensação de pertencimento, esse trabalho contribui para o conhecimento profissional s1obre o agronegócio e as inúmeras oportunidades que podem se abrir para o futuro de crianças e jovens”, destaca.

Estudo da FIA/USP – O público da Agrishow 2023 poderá saber mais sobre as ações da De Olho no Material Escolar, numa palestra (data/horário a confirmar). Entre os temas, destaque para recente estudo da FIA/USP que atestou como o agronegócio é majoritariamente associado nos livros escolares a destruição ambiental, exploração, doenças, conflitos e outros problemas, sendo a absoluta maioria em textos autorais e opinativos, sem embasamento científico.

LEIA MAIS > Evandro Gussi, CEO da UNICA, será o presidente de honra da Fenasucro & Agrocana 2023

O estudo reuniu 12 analistas de conteúdo e especialistas do agronegócio, durante mais de 3 mil horas, para avaliar mais de 9 mil páginas de dez das principais editoras que fornecem livros para o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), utilizados nas redes pública e privada em todo o Brasil. Foram identificadas 746 passagens negativas (ou “fortemente negativas”) sobre o setor rural nos livros da amostra, 60% a mais que menções neutras ou positivas.

Mais informações sobre os eixos de atuação da De Olho no Material Escolar estão disponíveis em https://deolhonomaterialescolar.com.br/ 

Banner Revistas Mobile