Usinas

Copersucar e Espro fecham parceria para capacitar jovens em vulnerabilidade

Inscrições acontecem até o dia 22 de fevereiro

TCE
TCE

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a incluir jovens e adolescentes no mundo do trabalho, passa a ser parceiro no Programa Conecta Copersucar, empresa líder global na comercialização de açúcar e etanol.

Em nova fase, a iniciativa da companhia oferece, a partir de 28 de fevereiro, cursos gratuitos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional com foco nas áreas de conhecimento associadas ao trabalho nos terminais de distribuição da Copersucar, setor com escassez de mão de obra especializada.

LEIA MAIS > Usina de etanol de milho em Maracaju entra em operação até o final de 2023

De acordo com Maria Cláudia Trabulsi, coordenadora de sustentabilidade da Copersucar, a nova etapa do Programa Conecta busca aliar a necessidade e o potencial do setor de logística, onde a empresa é especialista, com a carência de aprendizagem de jovens em situação de vulnerabilidade.

“Queremos levar todo o nosso conhecimento a estes alunos de forma criar uma base sólida e ampliar as oportunidades, para que eles tenham a possibilidade de seguir uma carreira em uma área que possui grande relevância para o país e está em constante crescimento. A formação de futuros profissionais é uma de nossas escolhas para contribuir com uma sociedade melhor nas cidades onde estamos presentes, gerando conhecimento, transformação social e renda”.

A jornada é voltada a concluintes do ensino médio, com idades entre 18 e 23 anos, residentes prioritariamente nas regiões metropolitanas dos municípios de São José do Rio Preto – SP, Ribeirão Preto – SP e Santos – SP. Os interessados em participar devem se inscrever no site do Espro, utilizando o código COPER23. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro.

O curso, 100% remoto, terá amplo aprofundamento didático. Serão 200 horas de conteúdos voltados à formação técnica e comportamental, com 50 encontros de 4 horas de duração, em cinco dias da semana.

LEIA MAIS > Raízen abre mais de 4,2 mil vagas de emprego para novo ano-safra

As atividades utilizam metodologias ativas como aprendizagem por pares, aprendizagem baseada em problemas e gamificação para aperfeiçoar a autonomia do jovem. Dessa forma, ele será capaz de compreender e atuar em aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais. Através de treinamentos na prática, os alunos conseguirão vivenciar situações reais do mercado de trabalho atual.

Os concluintes poderão ser contratados pela Copersucar ao final do programa, mas a intenção principal das organizações é desenvolver mão de obra qualificada, apoiando a transformação das vidas dos jovens.

Novos talentos com perfil “mão na massa”

Na jornada de aprendizagem também estarão presentes conteúdos relacionados a letramento digital, educação financeira, logística, segurança do trabalho, noções de mecânica e elétrica básicas. O desenho do curso foi construído com base na integração de competências socioemocionais, conhecimentos técnicos e aplicação prática dos aprendizados.

LEIA MAIS > Valor da Produção Agropecuária previsto para 2023 tem o melhor resultado em 34 anos

“Ficamos muito felizes com a parceria com a Copersucar. O segmento de logística no mercado de etanol e açúcar tem uma complexidade que permitirá ao jovem, após capacitado, atuar em empresas globais. Assim, seguimos com a nossa missão de, junto com a qualificação técnica, ajudar o jovem em sua formação como cidadão protagonista do seu futuro.”, afirma Alessandro Saade, superintendente do Espro.

Há mais de 7 anos contribuindo com a transformação social nas comunidades onde a empresa atua, o Programa Conecta Copersucar já acolheu mais de 43 mil pessoas, entre jovens em formação, empreendedores, integrantes das comunidades e cidadãos em situação de vulnerabilidade. Aliado a isso, a iniciativa promoveu diversas ações culturais que impactaram mais de 15 mil pessoas, entre alunos, familiares e membros da comunidade.

Serviço

Curso: Programa Conecta Copersucar

Site para inscrição: site do Espro – https://fmt.espro.org.br/cadastrocurriculo

Código: COPER23

Para: concluintes do ensino médio, com idades entre 18 e 23 anos, residentes das regiões metropolitanas dos municípios de São José do Rio Preto – SP, Ribeirão Preto – SP, Santos – SP.

Banner Revistas Mobile