Usinas

Como corrigir e nutrir o seu solo para obter maior longevidade no canavial

A produção sucroenergética precisa de bons nutrientes e um solo corrigido para ter uma performance positiva. Descubra como isso é possível

Como corrigir e nutrir o seu solo para obter maior longevidade no canavial

Apesar de ter passado pelo seu auge na época do Brasil Colônia, a cana-de-açúcar continua sendo uma grande cultura do país. Ainda hoje, a cultura segue sendo uma das atividades que mais impactam e movimentam o agronegócio brasileiro, nos tornando o maior produtor mundial. São diversas as suas aplicações como matéria-prima, como a produção de álcool ou açúcar, sendo duas das mais comuns.

Segundo o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), o setor de cana-de-açúcar tem uma representação de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.  Essa cultura se mantém viva e lucrativa no país graças às tecnologias implementadas no processo de cultivo.

Sabe-se que o Brasil produz anualmente cerca de 596,06 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (dados divulgados no 1º Levantamento da Safra 2022/23 da Conab), um número muito expressivo. Entre os estados com maior produção sucroenergética estão São Paulo (com 301,38 milhões de toneladas), Goiás (com 74,54 milhões de toneladas) e Minas Gerais (com 67,03 milhões de toneladas) respectivamente.

LEIA MAIS > Futuro do RenovaBio será próspero ou programa irá “morrer na praia”?

Para se calcular a produtividade do setor a Conab, faz referência a algumas variáveis: área plantada, influência das condições climáticas, evolução de colheita e plantio, perspectivas de produtividade média, destinação de cana esmagada, produção de etanol e açúcar e também alguns aspectos mercadológicos.

Uma certeza sobre a cana-de-açúcar é a de que sua produção visando a industrialização é um desafio complexo se considerarmos os números e as questões relacionadas ao mercado. Podemos destacar, entre os aspectos que possuem uma grande influência na relação Produtividade x Retorno Econômico a longevidade do canavial.

Entende-se como longevidade o número de cortes possíveis de serem feitos durante o ciclo da planta, e normalmente essa variação vai de 4 a 6. Porém, é importante destacar que, para que tais números sejam alcançados, o manejo realizado no canavial precisa ser adequado e o solo muito bem nutrido e corrigido, com isso, a produtividade do canavial é incentivada e garante-se maior longevidade.

LEIA MAIS > Motores híbridos chegarão aos trens, afirma engenheiro

Para ter um solo bem nutrido e que proporcione à cultura da cana-de-açúcar bons números de  produtividade, é importante que o agricultor saiba aliar as características nutricionais do seu solo junto às necessidades da planta. A manutenção da fertilidade do solo é um dos primeiros passos que devem ser tomados.

Muitas vezes, os prazos para correção de solo entre uma safra e outra são bastante apertados, e para essas ocasiões, é preciso contar com os produtos certos, que vão ajudar sua safra a alcançar o potencial máximo.

Habituada a promover a correção e nutrição adequada dos solos brasileiros com seus produtos pensados especialmente para uma boa safra e aumento da produtividade, a Viter, uma marca da Votorantin Cimentos, oferece ao mercado produtos que prezam pela produtividade e pelo cuidado com o solo, como o óxido de cálcio e magnésio, Calfértil Max.

Como utilizar Carlfértil Max na produção sucroenergética?

Calfértil Max é um produto que foi desenvolvido a partir de um aprimoramento da linha de óxidos da Viter, com a missão de recuperar o solo em poucos dias, a fim de acelerar sua preparação para o plantio, melhorando também a produtividade da lavoura. O produto oferece rápida reação e entrega de cálcio e magnésio de forma imediata, neutraliza o alumínio tóxico em profundidade, aumenta a eficiência dos fertilizantes e disponibiliza nutrientes para as plantas, favorecendo o desenvolvimento das raízes.

LEIA MAIS > EPE lança estudo sobre cenários de oferta de etanol e demanda do Ciclo Otto

O produto conta com um diferencial: sua granulometria homogênea e definida em micro grânulos. Ele pode ser aplicado por diversos equipamentos, pois é fluido e homogêneo, garantindo um maior rendimento operacional. Com Calfértil Max, o produtor consegue alcançar o máximo potencial produtivo do solo da sua lavoura, melhorando seus resultados e colhendo grandes números de produtividade.

Calfértil Max tem recomendação de aplicação em plantio, sendo aplicado no fundo do sulco e na cana soca, por cima da palhada da cana-de-açúcar, já criando um panorama de nutrição rápida de cálcio e magnésio além do benefício da correção localizada. O estudo do solo é fundamental para a análise e monitoramento da área de cultivo, essa análise possibilita verificar quais nutrientes ainda são necessários e permitir que essas inconsistências sejam corrigidas.

Esta matéria faz parte da edição 342 do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

Banner Revistas Mobile