Mercado

Futuro do RenovaBio será próspero ou programa irá “morrer na praia”?

Confira todo o conteúdo do JornalCana de Dezembro de 2022 / Janeiro de 2023

Futuro do RenovaBio será próspero ou programa irá “morrer na praia”?

O RenovaBio completa cinco anos de existência no dia 26 de dezembro. Criada com status de maior programa de descarbonização da matriz de transportes do mundo, a iniciativa, que já tem 317 unidades participantes, poderá sofrer mudanças, que podem descaracterizar sua essência, voltada para o desenvolvimento do setor de etanol.

“Na prática, por trás do valor de cada CBio, temos uma tonelada de carbono sendo evitada e biocombustível sendo produzido com eficiência e altíssimo compromisso ambiental. É um case fantástico de sustentabilidade, pioneiro ao analisar o ciclo de vida dos biocombustíveis ‘do poço à roda’, defende o autor do Projeto de Lei que criou o programa, Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

A matéria de capa desta edição trata deste tema e das possíveis consequências da reestruturação do programa, sugerido pelo Governo Federal através Ministério das Minas e Energia (MME), e, inclusive, traz informações sobre a nova resolução que define metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) para a comercialização de combustíveis para o decênio 2023-2032.

LEIA MAIS > Cotas de exportação da Índia sinalizam menor oferta global de açúcar

Nesta edição, uma entrevista exclusiva feita por Delcy Mac Cruz traz as avaliações sobre etanol, renováveis e eletrificação do engenheiro eletricista Peter Ludwig Alouche. O profissional, que está atento à transição energética que agora chega aos veículos de transporte público, destaca que a tecnologia, que gera eletricidade também com etanol, entrará no radar das companhias.

Além disso, o leitor fica por dentro da rota do Road Show da Transformação Digital, comandado pelo diretor da Procana, o jornalista Josias Messias. E, através de um tour jornalístico, conhece as principais iniciativas e os novos investimentos das usinas para conseguir mais eficiência e produtividade em suas operações.

LEIA MAIS > Moagem de cana atinge 531 milhões de toneladas e supera ciclo 21/22

Falando sobre reconhecimento, a edição traz os vencedores do MasterCana Brasil, aqueles que mais se destacaram no setor bioenergético em 2022. Também mostra que lideranças do setor receberam homenagens por sua atuação em prol do crescimento do agronegócio, como Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica); José Paulo Stupiello, presidente da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB) e Alysson Paolinelli, ex-ministro.

É muito conteúdo interessante.

Aproveitamos para manifestar a gratidão por tê-los como nossos leitores ao longo deste ano, agradecer a confiança em nosso trabalho e desejar a todos um excelente Natal e um próspero Ano Novo. Que 2023 seja provedor de muitas notícias boas e interessantes sobre o setor bioenergético. Até a próxima edição!

Para ler o jornal completo, clique AQUI!

Banner Revistas Mobile