Usinas

CNA debate demandas do setor sucroenergético

Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) foi uma das pautas em discussão

CNA debate demandas do setor sucroenergético

A CNA abordou as pautas do setor sucroenergético em 2024 durante sua participação na reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, ocorrida na última quarta-feira (24).

Entre os temas discutidos, destaca-se o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que visa impulsionar novas tecnologias e o uso de biocombustíveis para descarbonizar veículos brasileiros, fomentando o desenvolvimento tecnológico e a competitividade global.

O programa, instituído por meio da Medida Provisória nº 1205/2023, propõe alíquota reduzida para veículos elétricos e movidos a biocombustíveis, além de oferecer incentivos fiscais de até R$ 19,3 bilhões para empresas investirem em descarbonização.

LEIA MAIS > Usina Santa Terezinha inova ao integrar venezuelanos em sua equipe de trabalho

Eduarda Lee, assessora técnica da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, destacou que o Mover representa uma nova fase do Programa Rota 2030, criado em 2018, e está aguardando análise pelo Congresso Nacional. A Medida Provisória também estabelece novas obrigações para a comercialização e importação de veículos no Brasil, incluindo máquinas agrícolas como máquinas autopropulsadas.

Na reunião, o Grupo de Trabalho E30, criado pela Resolução CNPE nº 7 de 2023, foi abordado. Esse grupo visa estudar a viabilidade técnica de aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina C de 27,5% para 30% e será coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com um prazo inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Além disso, a sucessão da presidência da câmara setorial foi discutida, e o escolhido pelo colegiado foi Pedro Campos Neto, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida). A indicação será enviada para aprovação do ministro da Agricultura. O vice-presidente da CNA, Mário Borba, parabenizou a escolha e ofereceu o apoio da Confederação à nova presidência.

Banner Revistas Mobile