Usinas

Campanha “Vidas de Ouro”, recém-lançada pela Cocal, reforça a importância da segurança em primeiro lugar

Ação valoriza a segurança, saúde e bem-estar de todos os colaboradores da empresa localizada no oeste paulista.

Campanha “Vidas de Ouro”, recém-lançada pela Cocal, reforça a importância da segurança em primeiro lugar

Cocal incluiu em seu planejamento estratégico o valor “Segurança em Primeiro Lugar” em 2016, a fim de consolidar a cultura de segurança entre seus colaboradores. Foram realizados workshops, sessões de coaching aos gestores, reuniões da área de segurança e programas de prevenção nesses últimos seis anos – e o resultado já é visto atualmente na expressiva redução de acidentes com afastamento nas duas unidades da empresa.

Já são mais de 860 dias na unidade de Paraguaçu Paulista e mais de 270 dias na unidade de Narandiba sem acidentes de trabalho com afastamento.

Para continuar nessa jornada, a usina lançou recentemente  a campanha “Vidas de Ouro”. O objetivo principal é a divulgação, de maneira leve e com clareza, de diretrizes voltadas à segurança, saúde e meio ambiente da empresa, utilizando a imagem dos próprios colaboradores, que são os responsáveis pelas ações seguras dentro da empresa.

LEIA MAIS > Um dos destaques do Brasil na COP 27, RenovaBio completa 5 anos sob risco de desidratação

Essas diretrizes são divididas em cinco categorias: comportamento seguro, avaliação e gestão de riscos, proteção do meio ambiente, liderança responsável e relacionamento com empresas parceiras.

De acordo com o diretor de gente e gestão da Cocal, Ruben Guimarães, saber o que são as diretrizes, respeitá-las e ser exemplo para os outros é o que a campanha apresenta a todos os colaboradores. “Entendemos que a segurança gera impacto no indivíduo, no time e na empresa. Em todos esses níveis há pessoas envolvidas, que representam vidas. Por isso, o nome “Vidas de Ouro” foi escolhido para esta campanha inédita e ajuda a fortalecer e consolidar a cultura de segurança”, afirma.

LEIA MAIS >Projeto educacional da BP Bunge aborda energia renovável

O diretor explica que essas diretrizes da Cocal representam um dos pilares fundamentais no desenvolvimento da cultura da empresa. “Estamos trabalhando nessa nova campanha, mas utilizamos outras ferramentas dentro do programa “Segurança em Primeiro Lugar”, como por exemplo: Índice de Práticas Seguras (IPS), Programa de Treinamento de Segurança por Observação (STOP), Diálogo Diário de Segurança (DDS) e Relate um Incidente / Acidente, que são focados na melhoria contínua da segurança do trabalho, da saúde ocupacional e demais processos da empresa. E a principal mensagem que desejamos transmitir é que segurança está sempre em primeiro lugar aqui na Cocal”, finaliza.

A campanha “Vidas de Ouro” terá duração até o final de 2022 com ações em diferentes pontos nas duas unidades da empresa. E as diretrizes seguirão sendo relembradas e praticadas todos os dias na Cocal.

Banner Revistas Mobile