Usinas

BP Bunge comenta perspectivas de mercado para a safra 2024/25 na região Centro-Sul

Companhia estima avanço de 2,4% na produção de açúcar e desaceleração de 8,9% na produção de etanol de cana

Usina da BP Bunge em Frutal - SP
Usina da BP Bunge em Frutal - SP

Com a proximidade do encerramento da moagem da safra 2023/24, a indústria sucroenergética começa a fazer as primeiras previsões de mercado para a safra 2024/25, na região Centro-Sul do Brasil.

A BP Bunge Bioenergia está otimista com as projeções do setor para a próxima safra, que promete ser marcada por números expressivos e desempenho robusto nos segmentos de açúcar e etanol.

De acordo com Luciana Torrezan, gerente de Inteligência de Mercado da companhia, a safra atual foi marcada por questões climáticas importantes, que afetaram grandes produtores globais de cana-de-açúcar, como Índia e Tailândia, fazendo com que o Brasil assumisse o protagonismo do setor — principalmente na exportação de açúcar —, com produtividade recorde nos canaviais, tendo cerca de 680 milhões de toneladas de cana disponíveis para moagem.

LEIA MAIS >BP Bunge destaca o potencial do etanol brasileiro no Japão

“Após um ciclo marcado por condições climáticas excepcionais e uma produtividade agrícola recorde, esperamos uma diminuição de cerca de 3,6% na moagem para a safra 24/25, levando em conta a volta às condições climáticas próximas à normalidade”, analisa Luciana.

Segundo análise da executiva, com um cenário construtivo para o açúcar e capacidade adicional de cristalização, as usinas deverão maximizar a produção do adoçante. “A previsão para a produção de açúcar é de 43,7 milhões de toneladas, o que representa um avanço de 2,4% em relação à safra 23/24, consolidando o Brasil como um dos principais produtores mundiais dessa commodity”, comenta.

Já a produção de etanol de cana deve sofrer uma desaceleração na safra 24/25, com um total de 25,3 bilhões de litros versus 27,8 bilhões de litros da safra atual — o que significa uma redução de 8,9% na produção. “O cenário também mostra que o etanol de milho deverá seguir em expansão, compensando parcialmente a redução do etanol de cana”, finaliza.

LEIA MAIS >SACE lança o primeiro Green Push e apoia exportações italianas para o Brasil ao lado da Raízen

Confira abaixo as previsões do centro-sul para a safra 2024/25:

Moagem de cana: 640 milhões de toneladas

Produção de açúcar: 43,7 milhões de toneladas

Produção de etanol anidro e hidratado de cana: Anidro: 8,6 bilhões de litros | hidratado: 16,8 bilhões de litros

Produção de etanol anidro e hidratado de milho: Anidro: 2,9 bilhões de litros | hidratado: 4,4 bilhões de litros

Açúcar equivalente: 89,05 milhões de toneladas de ATR

ATR por tonelada: 139,1 kg ATR/ton de cana

Mix de açúcar e mix de etanol: açúcar: 51,5% | etanol: 48,5%

Banner Revistas Mobile