Usinas

SACE lança o primeiro Green Push e apoia exportações italianas para o Brasil ao lado da Raízen

O empréstimo visa apoiar a Raízen, que tem um forte plano de investimentos em projetos de energia verde e renovável

SACE lança o primeiro Green Push e apoia exportações italianas para o Brasil ao lado da Raízen

A Raízen garantiu um empréstimo verde de € 300 milhões, pela garantia da SACE, agência de fomento a exportações da Itália.

O empréstimo, concedido por um grupo de bancos internacionais liderados pelo BNP Paribas, visa facilitar a cadeia de suprimentos dos exportadores italianos envolvidos no plano de investimentos sustentáveis da empresa brasileira, que está comprometida com a agenda de sustentabilidade com objetivos claros, como alcançar 20 usinas de etanol de segunda geração (“E2G”) até 2030.

“Ser a primeira empresa da América Latina com aprovação para esse empréstimo reforça que estamos no caminho certo para posicionar o Brasil como um país líder na transição energética”, destaca a VP de Sustentabilidade e Estratégia da Raízen, Paula Kovarsky.

LEIA MAIS > DATAGRO afirma que a moagem de cana no Norte/Nordeste recua levemente na 2ª quinzena de novembro

Paula Kovarsky

Este é o primeiro empréstimo verde facilitado pela SACE no Brasil, cujo envolvimento vem por meio do Green Push, uma nova adição ao programa Push Strategy. Esta iniciativa reforça o posicionamento das PME italianas nas cadeias de abastecimento globais, com o objetivo de promover as exportações ‘Made in Italy’ em apoio à transição verde internacional.

Graças ao programa, a SACE garantiu € 7 bilhões em financiamento e organizou mais de 150 reuniões de correspondência de negócios, envolvendo mais de 5.500 empresas italianas, a maioria das quais são PMEs, tanto na Itália quanto no exterior.

Pauline Sebok, Chefe da Região das Américas da SACE, comentou: “Estamos felizes em trabalhar em sinergia com o grupo de bancos para apoiar as iniciativas de desenvolvimento verde da Raízen. Através da nossa iniciativa Green Push, somos capazes de facilitar a ligação entre os principais intervenientes no setor energético e a cadeia de abastecimento das pequenas e médias empresas italianas, ao mesmo tempo que promovemos a sua experiência e a elevada qualidade dos produtos “Made in Italy”. Assim, a SACE desempenha um papel fundamental na liderança das exportações italianas em mercados estratégicos como o Brasil”.

LEIA MAIS > Produção de açúcar chega a 40,82 milhões de toneladas

Desde 2008, a SACE está presente no Brasil com um escritório em São Paulo que serve como um hub estratégico para empresas italianas que visam se expandir no mercado sul-americano, bem como um ponto focal para grandes compradores locais que buscam conexões com as cadeias de suprimentos ‘Made in Italy’.

Operando também no mercado doméstico na Itália, o BNP Paribas atuou como  Banco Coordenador, Bookrunner, Banco de Documentação, Coordenador de Empréstimo Verde, Agente de Facilidade e Organizador Líder Mandatado. O banco é posicionado para estruturar um acordo que promova fluxos comerciais transfronteiriços entre os dois países e apoie o crescimento de uma indústria líder em combustíveis sustentáveis, por sua vez um elemento insubstituível no caminho para a descarbonização do setor de transportes.

“Produtos inovadores, como esse empréstimo verde, possibilitam o desenvolvimento de cadeias de suprimento de importação e exportação mais sustentáveis, o que contribui para o processo de transição energética de nossos clientes”, diz Rodrigo Jabur, responsável pelo atendimento de clientes corporativos do BNP Paribas Brasil.

Banner Revistas Mobile