Mercado

Williams Brazil: Fila em portos à espera de açúcar soma 42 navios

O número de navios que esperam para embarcar açúcar nos portos brasileiros subiu de 39 para 42 na semana encerrada no dia 16 de maio, de acordo com relatório da agência marítima Williams Brazil. O relatório considera embarcações já ancoradas, aquelas que estão ao largo esperando atracação e também as embarcações com previsão de chegada até dia 7 de junho.

Foi agendado o carregamento de 1,196 milhão de toneladas de açúcar. A maior quantidade será embarcada no Porto de Santos, de onde sairão 924,9 mil toneladas, ou 77% do total. Paranaguá responderá por 21% do embarque, ou 246,65 mil toneladas.

No Porto de Santos, o terminal da Cosan deve embarcar 266,1 mil toneladas no período analisado. No terminal da Copersucar, os embarques devem somar 369,64 mil toneladas.

A maior parte do volume a ser exportado é da variedade VHP – açúcar bruto de alta polarização -, com 1,2 milhão de toneladas. O açúcar VHP é embarcado a granel. Do total de VHP a ser exportado, 78% será pelo Porto de Santos.

Não há registro de embarques de açúcar do tipo A-45 no período. O açúcar cristal B-150 totaliza 77,8 mil toneladas. O açúcar cristal e o A45 são embarcados ensacados. Do total de açúcar ensacado a ser embarcado, 64% devem sair por Santos.

Banner Revistas Mobile