Usinas

Volkswagen do Brasil recebe certificado de energia renovável

Certificado I-REC comprova o uso de energia elétrica 100% renovável em todas as unidades da companhia no Brasil

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil (centro), recebe o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) de Guilherme Lencastre (à esq.), chairman da Enel Brasil; e Fabio Zanfelice, CEO da Auren
Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil (centro), recebe o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) de Guilherme Lencastre (à esq.), chairman da Enel Brasil; e Fabio Zanfelice, CEO da Auren

A Volkswagen do Brasil recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC).

O documento comprova que todas as unidades da empresa – as fábricas Anchieta (em São Bernardo do Campo – SP; Taubaté -SP, São Carlos – SP e São José dos Pinhais – PR – e o Centro de Peças e Acessórios (PAC), em Vinhedo – SP, utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.

A entrega do documento foi feita pelas fornecedoras de energia Auren e Enel Brasil em evento na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, fortalecendo ainda mais a parceria entre as empresas.

“A conquista do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) para todas as unidades da Volkswagen do Brasil representa que estamos acelerando em nossa estratégia de neutralização de carbono (Way to Zero). Com o uso de energia elétrica 100% renovável e certificada, atingimos um nível de excelência global em nossas operações. Essa ação reforça o nosso compromisso em criar um ecossistema de mobilidade livre de carbono para todos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

LEIA MAIS > Analistas do Pactual veem bom momento para as ações do setor de açúcar e etanol

A estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil está alinhada à estratégia global da empresa (Way to Zero), que tem o objetivo de ser neutra em carbono até 2050, considerando produtos e processos.

Anuário de Sustentabilidade 2022

A companhia também acaba de lançar seu Anuário de Sustentabilidade 2022. A publicação traz as ações, estratégias e avanços da empresa na pauta ESG (Ambiental, Social e Governança).

“O Anuário de Sustentabilidade 2022 da Volkswagen do Brasil destaca o nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade. Os avanços revelam que a marca segue firme em seu crescimento sustentável com inovações em produtos e processos, além do cuidado com as pessoas, promovendo a diversidade & inclusão, especialmente na ampliação da liderança feminina. Atestamos também a capacidade criativa e o empenho do nosso time para garantir a sustentabilidade do negócio da Volkswagen, que acaba de completar 70 anos de pioneirismos e inovações no Brasil”, diz Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

LEIA MAIS > Produção de veículos no primeiro trimestre se manteve limitada

Além de detalhar a estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil, alinhada ao objetivo global da empresa de ser neutra em carbono até 2050, o Anuário traz diversos temas, como o investimento de R$ 50 milhões no Laboratório de Emissões da fábrica Anchieta e a ofensiva de produtos da Volkswagen, que prevê o lançamento de 15 novos veículos até 2025. Destaque para a liderança da marca no segmento de SUVs compactos, com T-Cross e Nivus, em 2022 e que se mantém no primeiro trimestre de 2023.

Pioneirismo ambiental

Outro destaque é a iniciativa pioneira da montadora na contratação para o uso de biometano para atender às demandas em suas fábricas de Taubaté – SP e Anchieta, em São Bernardo do Campo – SP. A Volkswagen é a primeira fabricante de veículos do país a fazer uma parceria para garantir na geração o gás natural renovável (biometano) para parte de sua demanda, principalmente no processo produtivo da pintura de carrocerias. A substituição do gás natural de origem fóssil pelo biometano, na geração, representa redução de mais de 90% nas emissões de CO2 fósseis (base GHG Protocol).

Banner Revistas Mobile