Mercado

Vendas de combustíveis no semestre devem cair menos que o esperado, diz ANP

A crise econômica internacional levou a uma retração na venda de combustíveis no primeiro semestre, mas a queda, principalmente nas vendas de óleo diesel, deve ser menor do que a prevista pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O superintendente de abastecimento do órgão regulador, Edson Silva, afirmou que as vendas de óleo diesel, que servem como termômetro do desempenho da economia, caíram menos que o esperado e que o único combustível com crescimento de vendas na comparação com os seis primeiros meses de 2008 foi o álcool.

“Acho que houve bom comportamento do mercado de combustíveis, que não caiu tanto quanto se supunha que cairia com a desaceleração da economia”, disse Silva, que participou do lançamento de campanha contra revendas clandestinas de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Rio de Janeiro.

Expectativa de crescimento

De acordo com Silva, os dados do primeiro semestre, embora ainda preliminares, levam a uma expectativa de crescimento do mercado nos últimos seis meses do ano. “Minha expectativa é de que haverá recuperação no segundo semestre, a julgar pelo comportamento mês a mês a partir de fevereiro”, ressaltou o superintendente.

De acordo com o site da ANP, entre janeiro e maio, as vendas de combustíveis no país atingiram 42,30 bilhões de litros, 0,2% abaixo dos 42,38 bilhões de litros dos primeiros cinco meses de 2008. O volume vendido de álcool até maio subiu 24,8%, para 6,28 bilhões de litros, enquanto houve queda de 5,1% nas vendas de óleo diesel, para 16,99 bilhões de litros.

De acordo com Silva, o bom desempenho das vendas de álcool reflete o bom momento vivido pelo mercado automobilístico, além da permanência em patamares baixos dos preços do combustível mesmo durante a entressafra.

Banner Revistas Mobile