Mercado

Vendas de cachaça crescem mais de 7% em dois anos

Considerada a mais brasileira de todas as bebidas, a cachaça foi descoberta há quase 500 anos. Já foi moeda de troca, depois ficou associada às classes mais baixas da população, mas deu a volta por cima, conquistou vários países, em especial europeus, chegou aos copos das classes A e B e, nos últimos dois anos, obteve crescimento de mais de 7% em vendas, seguindo dados da agência Nielsen de pesquisa. Trata-se da terceira bebida destilada mais consumida em todo o mundo (superada apenas pela vodca e pelo soju coreano).

De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o País reúne cerca de 40 mil fabricantes, conta com aproximadamente 4 mil marcas e tem capacidade para produzir 1,2 bilhão de litros de cachaça por ano. São Paulo (44%) é o estado que mais produz seguido por Ceará (12%), Pernambuco (12%), Minas Gerais (8%) e Paraíba (8%), segundo dados da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas).

De acordo com a Abrabe, a cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida no País – cerca de 7 litros per capita por ano –, perdendo apenas para a cerveja. Portanto estamos falando da bebida destilada mais vendida no Brasil.

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