Mercado

Venda de etanol pelas usinas cai 2,3%

As vendas de etanol hidratado pelas usinas da região Centro-Sul registraram uma queda de 2,3% na primeira quinzena de janeiro em relação a igual período do ano anterior, de acordo com dados divulgados ontem pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Nos primeiros quinze dias de janeiro, as vendas de hidratado foram de 637,506 milhões de litros ante 652,9 milhões de litros na primeira quinzena de janeiro de 2009.

As vendas externas de hidratado caíram de 38,2 milhões de litros para 5,36 milhões de litros no período analisado.

Já o mercado interno registrou um aumento de 2,83%, de 614,7 milhões para 632,1 milhões de litros, confirmando a tendência de desaceleração do crescimento do consumo que está sendo verificado desde novembro. Em outubro, as vendas de hidratado cresceram 18,3% em relação a igual período de 2009. Em novembro, este crescimento foi de 14,80, caindo para 7,53% em dezembro e agora 2,83% nesta primeira quinzena de janeiro.

O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Antonio Pádua Rodrigues, afirma, contudo, que as vendas das usinas nesta primeira quinzena ainda não refletem totalmente a alta das cotações do etanol. “Houve muita reposição de estoques de distribuidoras neste período”, disse.

Segundo ele, os dados da segunda quinzena de janeiro já irão mostrar um forte ajuste no consumo de etanol, o que se refletirá nas cotações. Pádua acredita que os preços já se acomodaram e não deverão registrar movimentações expressivas no curto prazo.

Banner Revistas Mobile