Mercado

Vantagem em abastecimento com etanol não reflete no consumo

Segundo levantamento da SCA Trading, uma das principais comercializadoras de etanol do país, com base em dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), está vantajoso abastecer com etanol hidratado (usado diretamente nos veículos) em 90% dos municípios do Estado de São Paulo, 100% das cidades de Mato Grosso e em 62% dos municípios de Goiás. É considerado viável usar etanol quando seu preço fica abaixo de 70% do preço da gasolina.

O consumo, no entanto, não vem reagindo como se esperava, segundo Martinho Seiiti Ono, diretor da SCA Trading. “A percepção é de que houve uma pequena melhora em agosto em relação a julho, mas o movimento é considerado sazonal, efeito do fim das férias”, avalia Ono.

Em julho, o consumo de etanol hidratado recuou 17%, enquanto o da gasolina subiu 13%, segundo dados do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom) com base no levantamento de suas associadas, que representam 60% do mercado brasileiro de etanol e 75% do de gasolina.

No acumulado de janeiro a julho, a queda do consumo de hidratado foi de 16,7% na comparação com igual intervalo do ano passado.

(Fabiana Batista | Valor)

Banner Revistas Mobile