Mercado

Valor agregado da agropecuária soma 25,4% da riqueza

As três grandes culturas em que o Brasil se destaca mundialmente: cana-de-açúcar, laranja e café têm sua produção concentrada no Sudeste.

São Paulo responde por 29% da produção mundial de cana. A safra de laranja nos pomares paulistas representa 79% do volume do País, e o Brasil supre metade do consumo mundial de suco.

Já no café, que, em São Paulo, ganhou importância econômica, a supremacia é agora de Minas Gerais, com 54% da produção brasileira, que soma 2,7 milhões de toneladas.

Embora no Sudeste, o Produto Interno Bruto da agricultura represente apenas 5,7% do PIB regional, o valor agregado da produção agropecuária, incluindo insumos, industrialização e distribuição, chega a 25,4% da riqueza nacional.

São Paulo abriga a parte mais expressiva do parque industrial sucroalcooleiro e das indústrias de processamento da laranja. Em Minas, localizam-se as indústrias de torrefação de café e de processamento do leite. O Estado é o maior produtor de leite do país, com 7 bilhões de litros. A região tem o segundo maior rebanho bovino.

Banner Revistas Mobile