Mercado

Usinas fazem projeto para colocar Brasil no mercado internacional

Cerca de 70 empresas de açúcar e álcool que fazem parte do Apla (Arranjo Produtivo Local) de Piracicaba vão participar do Projeto Setorial Integrado, que a APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), vai assinar com a ADERP (Agência de Desenvolvimento Político e Econômico da Região de Piracicaba) em 30 dias. O objetivo desse projeto é e preparar o setor para o mercado externo. A proposta, que também beneficiará os municípios de Sertãozinho e Ribeirão Preto, é tornar mais efetivas as ações de inserção do Brasil no mercado internacional.

Esse projeto vai englobar três aspectos. O primeiro é a identificação de mercados compradores. Outra proposta é atrair investimentos privados externos e em terceiro lugar é o fortalecimento da imagem do Brasil em países-alvo.

Uma das primeiras ações será a organização de um Projeto Comprador, que prevê a visita de empresários interessados na compra de máquinas e equipamentos, como tratores, colhedeiras, moendas, caldeiras. Há interesse de compradores do Sudeste Asiático, Oriente Médio, Índia, África e Oceania.

Em reunião realizada na quarta-feira em Brasília entre o presidente da APEX-Brasil e o Secretário de Piracicaba, ficaram acertadas as principais linhas do projeto. Para prospectar o mercado internacional será contratada uma consultoria especializada, cujo trabalho ficará sob a responsabilidade do Núcleo de Inteligência Comercial da Agência. Já a atração de investimentos externos será feita por meio de seminários específicos para empresários estrangeiros.

Outro ponto acertado no encontro foi a realização do Projeto Imagem, que prevê a vinda ao Brasil de jornalistas que escrevem para revistas especializadas no tema e formadores de opinião. A idéia é reunir um grupo que possa conhecer os pólos produtores de cana e de tecnologia, com visitas a fábricas e centros de pesquisa.

Nos próximos dias 16 e 17, quando o Conselho Estratégico da Apla se reúne para discutir estudo que expõe um diagnóstico do setor, técnicos da APEX-Brasil já começam a levantar as principais informações que servirão de base para elaboração do projeto, que contará com investimentos dos setores público e privado.

Banner Revistas Mobile