Mercado

Usinas do Centro-Sul vendem 2,15 bi de litros

Até o final de maio, as vendas de etanol pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul do País totalizaram 2,15 bilhões de litros, um aumento de 16,55% em relação ao mês anterior, quando foram vendidos 1,85 bilhão de litros. Do total vendido em maio, 199,36 milhões de litros foram destinados ao mercado externo e 1,96 bilhão ao mercado doméstico. As informações são da Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

Segundo o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, esse aumento é reflexo da volta do nível de mistura do etanol anidro adicionado à gasolina, do incremento significativo de transferências de anidro para a Região Norte-Nordeste e da evolução da frota de veículos flex, além do próprio crescimento observado nas exportações. “Esses fatores têm sido os principais responsáveis pela recuperação de preços do etanol verificada recentemente”, concluiu.

Na última quinzena de maio, as vendas de etanol chegaram a 1,14 bilhão de litros, sendo 102,57 milhões para o mercado externo e 1,04 bilhão para o mercado interno. Desse total destinado ao consumo doméstico, 309,07 milhões de litros foram de etanol anidro e 727,68 milhões de hidratado, um crescimento de 9,33% em relação à primeira quinzena de maio e praticamente o mesmo volume observado na segunda quinzena de maio de 2009 (735,73 milhões de litros).

“As vendas de hidratado na última quinzena de maio voltaram a atingir o mesmo patamar observado em 2009. Entretanto, no ano passado, nesse mesmo período, devido à crise financeira, as usinas venderam etanol a R$ 0,58 o litro. Já este ano foi possível vender o mesmo volume de etanol ao preço de R$ 0,71 por litro,” afirma Rodrigues. Segundo o executivo, esse fato se deve aos aspectos já mencionados anteriormente e mostra como o potencial de demanda de etanol cresceu a partir de maio de 2009, consequência dos 2,76 milhões de veículos flex que se somaram ao mercado brasileiro nos últimos doze meses.

Banner Revistas Mobile