Mercado

Usina Vale Verde, no RN, prevê bom início de safra no Nordeste

A safra nordestina começa no segundo semestre. Segundo expectativas da maior produtora do Rio Grande do Norte, usina Vale Verde, de Baía Formosa, a produção de cana deve chegar a 1,2 milhão de toneladas. De acordo com o gerente industrial da destilaria, José Trigueiro Filho a safra deve ser boa, em função das chuvas constantes na região. Cerca de 70 milhões de litros de álcool devem ser produzidos na unidade. Na safra passada, foram produzidos 63 milhões de litros.

Na safra passada, 1, 63 milhão de toneladas de cana-de-açúcar foram colhidas na Vale Verde. A usina produziu 27,4 milhões de litros de álcool hidratado e 36,1 milhões do tipo anidro, misturado à gasolina na proporção de 25%. Já a produção de açúcar chegou a 1,15 milhão de sacos (50kg). A proximidade do início da safra fez com que a usina abrisse vagas para a contratação de 180 pessoas para a área industrial a partir de agosto. No campo, serão gerados 800 novos postos de trabalho.

Preço do álcool

A entressafra da cana-de-açúcar tem mantido alto o preço dos combustíveis no Rio Grande do Norte. Na capital potiguar, Natal, o álcool sofreu reajuste de 8,09% nos últimos cinco meses, segundo pesquisa do Procon Municipal. A estimativa é que os preços se mantenham em alta por pelo menos mais três meses, quando começa a colheita da safra 2008/09 no Nordeste. O álcool que chega às bombas do estado é trazido do Paraná e Goiás. O custo do frete pressiona os preços.

Banner Revistas Mobile