Mercado

Usina produz plástico 100% biodegradável a partir da cana

Uma parceria entre a Usina da Pedra, Centro de Tecnologia Copersucar, IPT — Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo permitiu desenvolver uma planta piloto na usina para a produção de plástico biodegradável — Biocycle, a partir da fermentação do açúcar da cana. Além dessa utilização, os efluentes do processo podem ser lançados na lavoura como adubo orgânico. Para produção de um quilo de plástico são necessários três quilos de açúcar, onde 1 ha de cana pode produzir cerca de 3,6 toneladas de biocycle.

O produto é matéria-prima utilizada para a substituição de plásticos através de diversas técnicas. Pode ser misturado a outros biopolímeros ou cargas, o que permite mudar sua trabalhabilidade devido às suas características físico-químicas. Suas principais aplicações são na produção de plásticos de uso rápido, como os descartáveis. E também pode ser usado na criação de artefatos para uso na medicina. O uso medicinal para implantes, como para medicamentos encontra-se em fase de estudos.

“A tecnologia preliminar e a avaliação da economia indicaram um excelente potencial para a exploração do comércio do produto no mercado internacional, fazendo uso de matérias primas e tecnologia compatível com o agribusiness da cana-de-açúcar”, lembra o coordenador do projeto, Sylvio Ortega Filho, diretor da fábrica de biopolímeros – PHB Industrial pertencente aos Grupos Irmãos Biagi e Balbo.

Ortega explica que as propriedades mais realçadas neste plástico são a sua produção com matéria prima renovável, como a cana de açúcar, a sua completa biodegrabilidade (não poluidora) e sua capacidade de ser produzido por processos que usam tecnologia limpa.

Confira matéria completa na última edição do JornalCana.

Banner Revistas Mobile