Mercado

Usina Ouroeste planeja moer 1,3 milhão de toneladas

Em sua primeira safra, a Usina Ouroeste, dos Grupos Arakaki e Moema, estima a moagem de 1,3 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Com capacidade nominal de 3 milhões de toneladas por ano, que deverá ser alcançada na safra 2009/10, a unidade produzirá 130 milhões de litros de álcool e 200 mil toneladas de açúcar.

A usina, que começou a ser construída em janeiro de 2007, iniciou oficialmente a moagem no dia 5 de maio. A unidade industrial fica numa área de 500 mil m², no quilômetro 186 da rodovia Elyeser Magalhães, no município paulista de Ouroeste. Além de álcool e açúcar, a usina vai cogerar energia a partir do bagaço de cana.

De acordo com o gerente industrial da Ouroeste, Hênio José Respondevesk, a usina possui sistema de circuito fechado de água, o que permite que toda a água captada seja recuperada e possa se reutilizada. “Todos os derivados do processo de produção serão reutilizados em sua parte agrícola, como fertilizante e irrigação”.

Mão-de-obra

De acordo com a gestora de serviço social e benefícios do Grupo Moema, Franciene Cristina da Silva, a usina emprega 1,2 mil pessoas que seguem os mais rigorosos critérios de qualidade e segurança no trabalho.

“Todos os colaboradores passaram por treinamentos e qualificação profissional, inclusive com vivência em outras unidades do grupo. A empresa implantou uma política de benefícios compatíveis com as melhores práticas de mercado, que visam a promoção da qualidade de vida dos colaboradores e de suas famílias”, disse Franciene.

Banner Revistas Mobile