Usinas

Usina Lins recebe dois no Prêmio MasterCana Brasil 2022

Cerimônia de premiação ocorreu no dia 24 de outubro, em São Paulo - SP

Julio Pavanelli, Coordenador de Extração, André Teixeira, Diretor Industrial e Ronaldo Garrido, Analista de TPM
Julio Pavanelli, Coordenador de Extração, André Teixeira, Diretor Industrial e Ronaldo Garrido, Analista de TPM

A Usina Lins foi um dos destaques do Prêmio MasterCana Brasil 2022, realizado no dia 24 de outubro, na capital paulista. Reconhecida nas categorias “Programas de Qualidade – vertente Performance” e “Saúde e Segurança no Trabalho – vertente Performance”, a empresa foi representada por André Teixeira, diretor Industrial, José Francisco Arazabone Neto, gerente de segurança e medicina do trabalho, Júlio Pavanelli, coordenador de extração, e Ronaldo Garrido, analista de TPM.

De acordo com a companhia, as conquistas são fruto dos programas Excelência Operacional e Liga da Segurança e refletem a dedicação e o comprometimento das equipes de trabalho envolvidas.

LEIA MAIS > Premiação MasterCana Brasil valoriza setor 100% ESG

O reconhecimento, segundo o gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da usina, José Francisco Arazabone Neto, representa muito mais que uma homenagem, mas a confirmação de estar no caminho certo

“A busca pelo ZERO Acidente é inevitável quando se tem Segurança como um valor inegociável, em um lugar onde acredita-se que as pessoas “fazem parte do que temos de melhor”, afirmou, comentando que a companhia investe constantemente para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, pois entende que isso reflita nos resultados gerados.

Neste contexto, com o objetivo de estabelecer uma cultura forte em segurança e que seja condizente com os valores da organização, a Usina Lins implementou, em 2020, uma Campanha chamada “Liga da Segurança”.

A iniciativa é focada na transformação das crenças e valores de seus colaboradores, confrontando-os e os transformando naquilo que eles acreditam e defendem enquanto engrenagem fundamental dos processos, levando-os a acreditar sobretudo que o ZERO ACIDENTE é possível.

LEIA MAIS > Com expectativa de moer 14,3 milhões de toneladas, Usina Coruripe se aproxima de seu recorde de moagem

José Francisco Arazabone Neto, Gerente de Segurança e Medicina do Trabalho

Dessa forma, mais que gerar resultados numéricos, ao mirar na cultura, a Usina Lins visou alcançar, e sobretudo manter, resultados que sejam suportados por uma cultura forte e individualizada de segurança, onde o autocuidado e o cuidado ativo estejam presentes e sejam praticados dia a dia como força do próprio hábito.

Em 2019, a empresa passou por uma grande ampliação industrial elevando sua capacidade de moagem de 3,0 para 4,2 milhões toneladas de cana-de-açúcar. Naquele momento, diante também de resultados anteriores insatisfatórios, houve a necessidade da implantação de uma estratégia que aumentasse a confiabilidade mecânica da planta para que fosse atingida a performance desejada do projeto de expansão. Nascia, então, o Programa Excelência Operacional.

LEIA MAIS > Usina Lins implementa projeto de mobilidade para manutenção de ativos

Para Júlio Pavanelli, coordenador de extração, a dedicação e integração das equipes da usina foram fundamentais para o sucesso do programa e, também, pelo reconhecimento.

“O prêmio MasterCana Brasil na categoria Programas de Qualidade e Performance Industrial, foi fruto das ações do nosso Programa Excelência Operacional que já apresenta vários ganhos tangíveis e entre eles a disponibilidade industrial acima de 99%. Temos uma trajetória longa a trilhar e grandes desafios virão, não temos dúvidas que com foco e dedicação do nosso time chegaremos a ganhos superiores aos apresentados”, conclui.

Banner Revistas Mobile