A Usina Lins acaba de implementar um sistema de mobilidade para a manutenção de equipamentos industriais e agrícolas.
Com uma média de 10 mil ordens mensais, a empresa visa melhorar a qualidade das informações, agilizar os atendimentos, facilitar o planejamento, a programação e o acompanhamento das manutenções.
Além disso, a inovação tende a diminuir os custos e o tempo de parada dos equipamentos, aumentando, assim, a produtividade.
Entre indústria e agrícola, a Usina Lins conta com mais de nove mil equipamentos. E para garantir que continuem a realizar as tarefas das funções para quais foram projetadas, a empresa mobilizou mais de 400 colaboradores, com treinamentos de até 40 horas e 235 aparelhos (tablets e celulares) distribuídos em todas as frentes de trabalho dos setores agrícola e industrial. Entre outras funções, o sistema permite acesso off-line de dados necessários em áreas ainda sem conectividade.
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O projeto pretende, até a safra 23/24, total conectividade entre lavoura e planta industrial. Para o analista de negócios Edson Ubeda, o projeto de mobilidade está alinhado à política de gestão integrada da Usina Lins em todos os aspectos e ganha vida no dia a dia da empresa: “através de tablets ou celulares, o técnico de manutenção tem na palma da mão, de maneira simples e detalhada, com riqueza de informações, todos os dados necessários para a execução do reparo ou inspeção, além de, em casos de dúvidas, enviar fotos, mensagens e localização da anomalia encontrada no equipamento e obter ajuda e orientações dos líderes de manutenção”.
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Envolvidos na implementação do sistema desde o princípio, Saulo de Oliveira, gerente de projetos e PCM, e Anderson Thomaz de França, líder de PCM, destacam o grande passo da empresa rumo à transformação digital para os serviços de manutenção de ativos, além da oportunidade para os colaboradores envolvidos com as manutenções dos equipamentos de se atualizarem com a tecnologia e facilidades que o aplicativo oferece.
O projeto de mobilidade está alinhado com as diretrizes dos programas Excelência Operacional e MEGA, dos setores industrial e automotivo, respectivamente. Atuar na redução de custos e desperdícios, aumentar os níveis de performance e organização estão entre os objetivos dos programas.