Usinas

Padua, da UNICA, recebe homenagem pelos 45 anos dedicados ao setor bioenergético

Uma das vozes mais respeitadas do setor afirma que é o momento de apostar em uma nova geração

Padua, da UNICA, recebe homenagem pelos 45 anos dedicados ao setor bioenergético

Um dos pontos altos da 22ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Etanol e Açúcar, realizada nos dias 24 e 25 de outubro, na capital paulista, foi a homenagem prestada ao diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, uma das mais expressivas lideranças do setor bioenergético, com mais de 45 anos dedicado ao segmento.

Após 30 anos como diretor técnico da UNICA, Padua avalia ser o momento de dedicar mais tempo à família e apostar numa nova geração que está despontando no setor.

LEIA MAIS >Novo governo terá como desafios a economia de baixo carbono e retomada do crescimento

“Continuarei a contribuir com o setor, um pouco distante da luta diária. Guardo na lembrança um carinho especial por todas as pessoas que cruzaram o meu caminho. Meus agradecimentos a todos os presidentes de entidades representativas do setor e toda a equipe da UNICA. Agora chegou a hora de partir, ficar mais próximo da minha mulher, filhos e netos. Chegou a hora de apostar em mais uma nova geração. Obrigado cana-de-açúcar, que dissipada se transforma em açúcar, álcool e energia. Sigamos em frente!”, disse em agradecimento.

Membro da equipe da UNICA desde 1990, exerce o cargo de diretor técnico desde 2003. Pádua foi coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia (MICT).

LEIA MAIS >Tarcísio diz que vai governar para todos

Em 1983, implantou junto aos fornecedores de cana o Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS), junto ao qual atuou como consultor até 1990. É bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Serviço Social e Educação de Americana -SP, com especialização em Administração de Projetos na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo.

Em recente matéria publicada pelo JornalCana, durante sua participação no 5º Seminário da Cana-de-Açúcar em Campos dos Goytacazes, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pádua falou sobre a sustentabilidade da cana.

“Nós temos o produto que é o mais sustentável do mundo, porque o nosso processo seja agrícola, seja industrial, é sustentável, de alta qualidade, voltado para a questão social, ambiental e econômica, nós temos esse tripé, que é fundamental para o futuro. Quando o mundo hoje procura um combustível em substituição ao combustível fóssil, nós já fazemos isso há mais de 40 anos e não vamos parar por aqui. Nós começamos a fazer açúcar, depois produzimos etanol e hoje já produzimos energia e estamos começando a produzir os fertilizantes orgânicos”, disse.

LEIA MAIS > Ingenio Magdalena integra inteligência artificial ao seu sistema de controle industrial

De acordo com o diretor da ProCana, Josias Messias, “contribuições de lideranças como Pádua, não apenas fortaleceram as potencialidades da cana-de-açúcar, como contribuíram para que o setor possa assumir o protagonismo nesse processo de transição energética com sustentabilidade”, ponderou Messias.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da UNICA, Renata Camargo, mais do que uma referência e uma liderança. “Pádua representa a essência do setor. Não consigo descrever o que o Pádua significa para o setor sucroenergético. Só sei que desde que comecei a trabalhar na Unica, a frase que mais ouvi foi: “pergunte ao Pádua antes”. Em pouco mais de 13 anos de UNICA, eu só tenho a agradecer”, ressaltou

Durante a homenagem a Pádua, expressivas lideranças do setor como Rubens Ometto, Maurício Biagi Filho, Eduardo Queiroz Monteiro, Otávio Lage Siqueira Filho, Plínio Nastari, entre outros, subiram ao palco para também para o homenagear.

Depois de anos como diretor Técnico da UNICA Padua poderá atuar como consultor da entidade.

Banner Revistas Mobile