Usinas

Usina Estiva detalha pagamento do repasse dos valores dos CBIOs a fornecedores de cana

Remuneração pode chegar a até 60% do valor dos créditos

Usina Estiva detalha pagamento do repasse dos valores dos CBIOs a fornecedores de cana

A Usina São José da Estiva promoveu reunião com fornecedores para apresentar informações sobre as formas de repasse dos Créditos de Descarbonização (CBIOs), aos produtores de cana-de-açúcar que aderiram ao Sistema Consecana. A reunião aconteceu na sede da NovoCana, em Novo Horizonte – SP

Os gerentes de Divisão Financeira, Nilton Andreotti e de Divisão Agrícola, Clézio Menandro e o coordenador de Gestão da Qualidade, Roberto Silva, apresentaram as informações aos presentes. “Nosso objetivo é tornar clara a forma de remuneração para alcançarmos ainda mais o engajamento de todos”, apontou Roberto Silva.

LEIA MAIS >Jalles otimiza o uso de licenciamento de seu ERP da SAP com consultoria da SoftwareOne

O evento contou com a presença de representantes da Estiva, da empresa AMBIUM, da NovoCana e de fornecedores e foram apresentadas as premissas do RenovaBio, o modelo matemático para o cálculo do repasse e as exigências da Agência Nacional de Petróleo (ANP), para a certificação das usinas com a participação dos fornecedores.

Andreotti detalhou as formas de remuneração, que podem chegar a até 60% do valor dos créditos. “A partir da safra em curso, 2023/24, os fornecedores – Consecana, cuja área de produção de cana está inserida no escopo certificado do RenovaBio, receberão 50% do valor dos CBIOs se a área plantada fizer parte dos dados padrão, descontado os impostos e custos administrativos. Se a classificação for a de dados primários, a remuneração pode chegar a 60%”, explica Andreotti.

LEIA MAIS > Aprovação do PL do marco temporal na Câmara é uma vitória da segurança jurídica no país

Rodrigo Verna, coordenador de Tecnologia da Informação, relata que a tecnologia é aliada em mais esta etapa do processo. A usina adquiriu da empresa AMBIUM um aplicativo instalado diretamente nos celulares de cada fornecedor, dando suporte aos parceiros para que eles façam parte do processo inserindo dados de produção e consultando sua performance no módulo de pagamento.

“O aplicativo é uma extensão do sistema já existente, simples e fácil de usar! Sua adoção possibilita maior transparência e qualidade das informações para cálculo da intensidade de carbono no ciclo de vida dos biocombustíveis“.

O encontro foi considerado mais um passo importante para a distribuição de renda, através da remuneração do CBIOs, incluindo fornecedores nas metas e resultados atingidos.

Banner Revistas Mobile