Mercado

Usina Equipav recebe prêmio devido a investimentos em cogeração de energia

A Usina Equipav, de Promissão, SP, vai receber hoje, 17 de setembro, em Sertãozinho, SP, o Prêmio MasterCana Desempenho 2007 – Centro-Sul na categoria “Cogeração de Energia”. A cerimônia acontece a partir das 19h30, no Maison VS – Clube de Campo Vale do Sol.

Com um programa de geração de excedentes de energia elétrica iniciado em 2002, a Equipav vem colocando na rede nos últimos anos em torno de 160.000 MWh/ano. Em 2006, começou a fase de ampliação de seu projeto, que deverá elevar a capacidade de exportação de energia elétrica para 400.000 MWh/ano a partir de 2008, utilizando inclusive parte da palha de cana-de-açúcar obtida com a colheita mecanizada sem queima.

Essa palha, proveniente do campo junto com a cana, é separada com o uso de ventiladores instalados nas mesas alimentadoras. Esse sistema de limpeza de cana a seco proporciona economia de água de lavagem e disponibiliza mais biomassa para geração de energia elétrica. A Equipav será também uma das primeiras usinas do Brasil a adotar caldeiras com pressão de 100kgf/cm2 em sua nova unidade de Brejo Alegre, SP, denominada Biopav, que também deverá gerar grandes excedentes exportáveis de energia elétrica.

Além da Equipav, receberão o Prêmio MasterCana Centro-Sul outras unidades e grupos produtores, entidades ligadas ao setor e empresas fornecedoras de equipamentos, produtos e serviços. O evento terá a expressiva participação de líderes empresariais, profissionais do setor, traders e representantes de corretoras, bancos e de empresas fornecedoras de produtos para a agroindústria canavieira. A realização do MasterCana conta com a credibilidade da ProCana Informações e Eventos, empresa que edita as publicações líderes do mercado sucroalcooleiro: JornalCana, Anuário da Cana e o site procana.com . O MasterCana Centro-Sul tem o patrocínio da Art Aratrop, Barão de Mauá, Proeng, Mitre Engenharia e Grupo José Pessoa.

Informações e reservas, para a cerimônia de premiação, podem ser obtidas com Michelle pelo telefone (16) 3512-4300 ou e-mail [email protected] . Conheça mais detalhes sobre essa tradicional premiação setorial, com 18 anos de existência, no site www.mastercana.com.br .

Banner Revistas Mobile