Usinas

Usina Caeté inaugura novo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida

Este é o segundo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida da empresa

Usina Caeté inaugura novo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida

A Usina Caeté, Matriz inaugurou um novo ponto automatizado de abastecimento de vinhaça enriquecida na última segunda-feira (18). O projeto, idealizado pelo coordenador agrícola Marcelo Augusto Soares, busca otimizar o circuito de aplicação localizada e reduzir os custos por hectare.

“A grande vantagem deste novo ponto é a redução do raio de aplicação, tornando o insumo mais eficiente. O processo torna-se totalmente controlado e automatizado, reduzindo os efeitos da mão-de-obra e, principalmente, evitando qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente”, destacou o supervisor agrícola da Usina Caeté, Carlos Humberto da Silva.

LEIA MAIS > Mix açucareiro deve crescer na safra 2024/25 estima StoneX do Brasil

Este é o segundo ponto de abastecimento de vinhaça enriquecida da empresa. Além de beneficiar a qualidade da operação, o novo projeto possibilita a utilização de outros nutrientes na vinhaça. Um diferencial deste projeto é a inovação de uma ponte volante, que elimina o procedimento de dosagem com auxílio de caminhão munck ou carregadeira, tornando o procedimento de carregamento em algo mais rápido e seguro. Com isso, em estimativa, todo o procedimento de carregamento de um tanque com 30 mil litros de vinhaça enriquecida passa a durar no máximo 10 minutos.

“É motivo de muito orgulho dizer que foi um projeto com 100% de mão-de-obra da Caeté”, ressaltou Marcelo Soares, destacando ainda a participação do superintendente agroindustrial Mário Sérgio Matias e a colaboração dos setores agrícolas. “A Irrigação ficou responsável pela montagem da malha hidráulica, os Tratos Culturais deram suporte logístico e de gestão de insumos, a Construção Civil nos apoiou grandemente com as áreas de vivências e o setor de Instrumentação realizou a automação dos processos. A união desses esforços resultou em uma redução de quatro vezes o custo estimado do projeto”, celebrou Marcelo Augusto Soares.

Banner Revistas Mobile