Usinas

United faz parceria para desenvolver combustível sustentável com etanol

Contrato prevê fornecimento de SAF suficiente para a realização de mais de 50 mil voos anuais entre os aeroportos da United em Chicago e Denver

United faz parceria para desenvolver combustível sustentável com etanol

A United Airlines, Tallgrass e Green Plains Inc. anunciaram na terça-feira (31) a criação da joint venture Blue Blade Energy com o objetivo de desenvolver e comercializar uma nova tecnologia de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) que usará etanol como matéria-prima.

Caso a tecnologia for bem-sucedida, espera-se que a Blue Blade prossiga com a construção de uma instalação-piloto em 2024, seguida por uma instalação de grande escala, que poderá iniciar as operações comerciais em 2028.

O contrato de aquisição prevê fornecimento de SAF suficiente para a realização de mais de 50 mil voos anuais entre os aeroportos centrais da United em Chicago e Denver.

A nova tecnologia SAF da Blue Blade é desenvolvida por pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), do Departamento de Energia dos EUA, um centro de referência em inovação tecnológica em energia sustentável.

LEIA MAIS > Taxa de importação do etanol volta a ser aplicada

O SAF, que usa matéria-prima não petrolífera, é uma alternativa de baixo carbono ao combustível de aviação tradicional que oferece até 85%** menos emissões de gases de efeito estufa.

“A produção e uso do SAF são o meio mais eficaz e escalável que a indústria aérea tem para reduzir as emissões de carbono e a United continua liderando o caminho”, disse o presidente da United Airlines Ventures, Michael Leskinen.

“Essa nova joint venture inclui dois colaboradores especializados, que têm experiência para construir e operar infraestruturas de grande escala, assim como o fornecimento da matéria-prima necessária para o sucesso. Uma vez operacional, a Blue Blade Energy terá o potencial de criar a maior fonte de SAF da United, fornecendo 135 milhões de galões de combustível, anualmente”, completa ele.

Embora a instalação inicial do SAF pretenda usar etanol, a tecnologia tem a capacidade de funcionar com qualquer matéria-prima à base de álcool como fonte de combustível.

Banner Revistas Mobile