Mercado

Unidade Delta da Caeté recebe ISO 9001:2000

A Usina Caeté, unidade do Grupo Carlos Lyra, em Delta, MG, recebeu na semana passada o Certificado de Sistema da Qualidade conforme a norma ISO 9001:2000, que garante o oferecimento de melhores serviços à sociedade. A certificação foi entregue pela Bureau Veritas Certification (BVQI).

A ISO 9001:2000 se baseia nos oito princípios de gestão usados como um guia à melhoria da performance das organizações: foco no cliente; liderança; envolvimento das pessoas; abordagem por processos para alcançar os objetivos organizacionais; abordagem sistêmica para a gestão; melhoria contínua; abordagem factual para a tomada de decisões; e benefícios mútuos nas relações com fornecedores.

“Ter uma certificação ISO implica que seu processo é controlado e que sua taxa de produto não conforme ou retrabalho deve ser pequena, uma vez que o monitoramento permite a tomada de ações preventivas ou corretivas baseadas nestes dados.

Posteriormente, você tem como evidenciar se os resultados de tais ações foram ou não eficazes e se há necessidade ou não de novas intervenções no processo. Seu processo vira um ciclo de melhoria contínua e o cliente tem uma segurança a mais quanto a qualidade do produto entregue”, disse a gerente de Controle de Qualidade da Caeté, Dilma Ferreira.

Segundo Dilma o primeiro passo foi conscientizar os colaboradores de que as ferramentas para conquista da ISO não significariam aumento de trabalho, mas a sistematização de processos que facilitariam as ações do dia-a-dia.

“Ver o empenho de todos e as melhorias que conseguimos nos setores envolvidos, a preocupação de todos os colaboradores foi ótimo. Melhor ainda é saber que no ano que vem estaremos bem melhores, pois as pessoas agora estão com uma visão mais clara da aplicação do sistema e já propõem melhorias para o nosso processo” relata ainda a gerente de qualidade.

A partir da certificação, Delta será submetida a auditorias anuais de manutenção e, no próximo ano, a meta é certificar todo o processo de Volta Grande.

O BVQI é reconhecido por mais de 35 organismos acreditadores de reconhecimento nacional e internacional, como organismo certificador de sistemas de gestão. Líder mundial em certificações, com mais de 55 mil empresas certificadas em 140 países, só no Brasil, a empresa emitiu mais de 4,6 mil certificados.

Banner Revistas Mobile