Mercado

Unidade amplia mix e aumenta produção em 22,5%

Com o objetivo de buscar a diversificação e o crescimento junto ao mercado externo de leveduras, a Usina Alcoeste – pertencente ao Grupo Arakari – de Fernandópolis, SP, tem investido nesse co-produto, ampliando o seu mix e a sua produção. Como conseqüência dos investimentos nessa área, a Alcoeste teve um aumento de 22,5% na produção de suas leveduras. Além de ser responsável pela fabricação da conhecida Supracell, essa unidade – que é vencedora do Prêmio MasterCana Centro-Sul e Brasil, na categoria “Produção e Exportação de Leveduras” – está também oferecendo a Hylises e a Brewers Exl.

Apesar das três serem ótimas fontes de proteínas, a Hylises e a Brewers Exl diferenciam-se da Supracell por se tratarem de leveduras autolisadas, desenvolvidas com cepas específicas de levedura Sacaromyces cerevisia. Essas cepas foram obtidas a partir de avançada tecnologia de fermentação, que ativa naturalmente as enzimas degradativas, presentes na levedura viva como glucanases, proteases, nucleases e fosfodiestases. Esta ativação das enzimas conduz a quatro modos de ação, combinando eficiência alimentar, digestibilidade, imunidade e palatabilidade.

A preocupação com a qualidade sempre fez parte do processo de produção de leveduras da Alcoeste. Em agosto de 2004, para manutenção da conquista do mercado europeu, a Alcoeste definiu como prioridade a certificação da fábrica de levedura, pela norma GMP13 (Quality Control of Feed Materials for Animal Feed), baseada nas ferramentas de segurança alimentar APPCC e BPF, que visam controlar os perigos de contaminação do produto, exigidas pelo órgão governamental holandês PDV (Product Board Animal Feed) aos fornecedores estrangeiros de ingredientes para ração animal. Esse processo de certificação foi concretizado em novembro de 2004. Outras unidades, como a Bioenergia do Brasil, de Lucélia, SP, investe continuamente em leveduras e abre mercado no exterior.

Banner Revistas Mobile