Mercado

Unica: Usinas em atividade aumentarão para equilibrar oferta de etanol

O número de usinas de moagem de cana-de-açúcar em atividade na principal região produtora do país (centro-sul) deverá aumentar até a próxima segunda-feira para 195 unidades, o que representa mais de 58% das 335 usinas instaladas na região. Atualmente, 130 unidades estão em operação.

A iniciativa tem o objetivo de equilibrar a oferta de etanol para o mercado, tanto o anidro para mistura na gasolina, quanto o hidratado para carros flex. “Essa movimentação começou muito antes do início da safra, com diversos produtores antecipando suas atividades para ajudar a equilibrar a oferta de etanol” afirma o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

Segundo ele, o setor sucroenergético já deu início, na semana passada, a antecipação da moagem à abertura oficial da safra 2011/2012.

No final de março, a Uni ca, em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), demais sindicatos e associações de produtores de etanol e açúcar da região Centro-Sul, anunciou sua estimativa para a safra 2011/2012.

A projeção aponta para uma moagem de 568,50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 2,11% em relação ao total processado na última safra, que foi de 556,74 milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile