O presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar, Eduardo Pereira de Carvalho, afirmou que estão adiantados os planos das usinas para a construção de um alcoolduto ligando Paulínia a São Sebastião, em São Paulo, para escoar a produção do combustível ao mercado externo.
O projeto seria concorrente ao da Petrobras
“A Petrobras tem seus projetos de pipeline, nós temos os nossos projetos, eles querem implantar os deles e nós queremos implantar o nosso…mas só cabe um, eu acho que eu vou ganhar”, disse o executivo, prevendo disputa com a estatal.
Segundo ele, apesar da expansão na produção de álcool, ainda não há mercado suficiente para permitir a construção de dois alcooldutos no mesmo trecho.
Segundo um especialista do mercado de açúcar e álcool, que pediu anonimato, Cosan
O financiamento seria totalmente privado, levantado por uma sociedade para fins específicos que será criada.
Carvalho disse acreditar que o projeto da Unica é melhor estruturado do que o da Petrobras, uma vez que o alcoolduto da entidade que reúne as usinas passaria por regiões de grande produção atualmente.
“Nosso projeto não começa em Senador Canedo (GO), como o da Petrobras, lá não tem produto para alimentar esse pipeline. Só vai ter daqui a 25 anos”, disse.
O alcooduto da Unica tem previsão de transportar 5 bilhões de litros de álcool na primeira fase, com possível expansão para mais 5 bilhões de litros. O investimento previsto é de 450 a 500 milhões de dólares, informou Carvalho.
O dirigente afirmou que o mercado para o álcool vai continuar crescendo bastante também internamente, estimulado pelo lançamento em breve de motores mais eficientes do ponto de vista de consumo, o que deixará o combustível renovável ainda mais econômico em relação à gasolina.
Ele citou pelo menos duas montadoras, Honda e Toyota, que estão desenvovendo motores híbridos (álcool e/ou gasolina) de nova geração.
“O objetivo do álcool é ganhar espaço da gasolina”, afirmou, acrescentando que o combustível derivado do petróleo deverá em breve registrar excedentes que terão de ser exportados.