Mercado

Unica prevê cerca de 11,5 milhões de toneladas a mais na safra 2011/2012

A Unica acaba de anunciar sua estimativa de safra 2011/2012 do Centro-Sul para 568,50 milhões de toneladas, com um crescimento de 2,11% (ou mais 11,5 milhões de toneladas) em relação ao total processado na última safra de 556,74 milhões de toneladas. Uma pequena expansão na área de cana-de-açúcar disponível para colheita foi notada pela entidade, e o incremento está relacionado principalmente às novas usinas que iniciaram suas atividades nos últimos anos no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

De acordo com análise da Unica, a menor produtividade agrícola do canavial impede a relação desse crescimento de área com o aumento significativo da quantidade de cana a ser processada.

A entidade estima ainda para 2011, a estiagem prolongada e severa não deverá ocorrer e a produtividade (por estágio de corte) deve ficar próxima de valores históricos, superiores aos observados na safra anterior. “Espera-se que a produtividade média da área total de cana-de-açúcar na safra 2011/2012 diminua relativamente à observada no último ano”, ressalta a Unica em nota.

Um dos fatores que devem provocar a redução da produtividade média na safra em curso, será o envelhecimento do canavial, em função dos baixos índices de renovação, que estarãocom média de 4 anos na nova safra; outro é a redução no volume de cana bisada, que representou 14% na safra passada contra a previsão de menos de 3% da área total das usinas tradicionais e por último, a menor produtividade no início de safra.

Banner Revistas Mobile