Mercado

Unica garante que não haverá desabastecimento

O presidente da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, disse ontem que não haverá desabastecimento. As usinas do país comprometeram-se a entregar uma cota de produção e estão sujeitas à multa, caso descumpra o acordo.

No mês de abril, o compromisso foi de que o Centro-Sul produza 600 milhões de litros, cabendo a São Paulo uma oferta de 400 milhões de litros. No Estado, 325 milhões de litros já estariam garantidos por contrato. Parte das empresas paulistas garantiram que vão produzir a mais outros 60 milhões de litros. No Centro-Sul, o acerto com o governo foi de que a oferta seja de 1,5 bilhão de litros a mais, para 12,6 bilhões de litros de álcool. São Paulo será responsável pela oferta de 1,1 bilhão de litros do 1,5 bilhão prometido. Segundo Carvalho, 950 milhões também já estariam garantidos.

Caso não honre o contrato, as usinas vão ter de pagar US$ 400 por mil litros de álcool, além de uma multa de 20% sobre o volume total. A fiscalização, de acordo com Carvalho, será feita pelos sindicatos de cada Estado, que poderão descontar uma letra de câmbio, assinada pelas usinas, no final da safra, se houver falha no acordo.

Banner Revistas Mobile