Mercado

Unica, de Eduardo de Carvalho, assume liderança nacional do setor

A maioria dos representantes dos sindicatos e associações de produtores de açúcar e álcool presentes em Recife na reunião do Fórum de Líderes da Agroindústria Canavieira, realizado na sede do Sindaçúcar Pernambuco, confirmou que a Unica – União da Agroindústria Canavieira, representada pelo atual presidente Eduardo Pereira de Carvalho, deverá assumir a coordenação do fórum nesta que é a mais recente tentativa de trazer unidade ao agronegócio canavieiro.

A reunião aconteceu na última quinta-feira, 21/08, no centro velho do Recife, e serviu para apresentação da estimativa oficial de todos os estados produtores para a safra 2003/04. A Unica e o Sindaçúcar-PE assumiram diante do Fórum a responsabilidade pela pesquisa e manutenção do banco de dados de produção, respectivamente, da região Centro/Sul e Norte/Nordeste.

Eduardo Pereira de Carvalho divulgou a terceira estimativa da Unica neste ano para a safra do Centro/Sul – que deve ficar em 288 milhões de toneladas de cana. Já Renato Cunha, do Sindaçúcar-PE, estimou a moagem de 52,3 milhões de toneladas de cana para a região Norte/Nordeste.

Ao redor de Eduardo de Carvalho, no centro da mesa, estavam os presidentes dos principais sindicatos e associações do setor: de Alagoas, Pedro Robério de Mello Nogueira; da Alco – Associação Nacional da Indústria do Álcool, Roberto Holanda; da Bahia, Carlos Gilberto Farias; de Goiás, Igor Montenegro Celestino Otto; de Maranhão e Pará, Antonio José de Souza; de Mato Grosso, Clóvis Ribeiro; de Mato Grosso do Sul, José Pessoa de Queiroz Bisneto; de Minas Gerais, Luis Custódio Cotta Martins; do Paraná, Anísio Tormena; de Pernambuco, Renato Cunha; além de representantes dos fornecedores de cana, como Manoel Ortolan da Orplana.

Os representantes dos estados admitiram que a Unica está mesmo encampando a liderança do setor, uma vez que possui números significativos que a fortalece politicamente.

– Não tem como ser diferente – disse Anísio Tormena. “São Paulo responde por praticamente 60% da produção nacional, por isso deve mesmo liderar. O que vamos fazer é juntar forças dos outros estados para termos uma só voz”.

José Pessoa confirmou que os representantes dos estados decidiram aceitar a liderança da Unica: “Já está acertado. Vamos fazer todo possível para alcançar a unidade”.

Desta forma, confirma-se a tendência de Eduardo Pereira de Carvalho assumir a liderança do Fórum (o equivalente a uma associação nacional) conforme foi anunciado pelo JornalCana na edição de agosto e no site www.procana.com.br.

Contudo, Renato Cunha salientou que todas as associações têm tido voz ativa dentro do fórum e continuarão tendo, sempre com o objetivo de somar forças. “Tanto que o Fórum não deve contar com a figura de um presidente, mas de um coordenador para as reuniões e ações do grupo”, esclarece.

Banner Revistas Mobile