Mercado

Unica comemora hoje “25 anos de Bioeletricidade no Brasil”

A Unica comemora nesta sexta-feira (25/05) os “25 anos de Bioeletricidade no Brasil,” a partir das 10h, na usina São Francisco, em Sertãozinho (SP). Entre os homenageados estarão os pioneiros na geração de bioeletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar: Jairo Menesis Balbo, presidente da São Francisco; Agenor Pavan (in memoriam), ex-diretor industrial da São Martinho; e Cícero Junqueira Franco, ex-presidente da Vale do Rosário.

Como a história da bioeletricidade produzida a partir do bagaço de cana-de-açúcar passa necessariamente pelo apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Unica também homenageará o Banco. “Se de um lado tivemos a decisiva visão de empresários pioneiros em acreditar na ideia da bioeletricidade quando não era tão divulgada como hoje, por outro o papel do BNDES foi crucial ao conceder financiamento de longo prazo aos empreendedores, em um momento em que crédito mais longo era difícil,” afirma Antonio Rodrigues, presidente interino da entidade.wp_posts

Na cerimônia em Sertãozinho, o presidente do BNDES será representado pelo chefe do Departamento de Biocombustíveis da área industrial do BNDES, Carlos Eduardo de Siqueira Cavalcanti. Em nome da instituição que representa, ele será homenageado ao lado das três usinas que largaram na frente em 1987 (Usina São Francisco, São Martinho, de Pradópolis (SP) e Vale do Rosário, em Morro) e da CPFL Energia.

img1981

wp_posts

Também confirmaram presença no evento o Secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, Ildo Wilson Grudtner; o diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética, José Carlos de Miranda Farias; o Secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, representando o governador Geraldo Alckmin; a presidente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Sílvia Calou; Hélio Viana, da CPFL Paulista e Piratininga e o prefeito de Sertãozinho, Nério Costa. A UNICA será representada por seu diretor técnico e presidente interino, Antonio de Padua Rodrigues, e pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Pedro Parente.

wp_postsO gerente de Bioeletricidade da UNICA, Zilmar de Souza, lembra que há ainda um potencial enorme para a bioeletricidade da cana-de-açúcar no Brasil. “Temos condições de atingir 134 milhões de MWh/ano ou 15.300 MW médios até 2020. Isto equivale a mais de três vezes o que a usina Belo Monte será capaz de produzir,” afirma. wp_posts

“Atingir esse potencial de geração em 2020 significaria evitar quase 40 milhões de toneladas de CO2 por ano, equivalente a mais de duas vezes e meia as emissões totais de gases de efeito estufa do município de São Paulo,” conclui.

wp_posts

Banner Revistas Mobile