Mercado

Uma usina de álcool nos fundos de casa

Um grupo de agricultores das Missões decidiu investir no biocombustível, uma das promissoras tendências do agronegócio brasileiro.

Cinco produtores de Dezesseis de Novembro trocaram o cultivo de soja para se unir em torno de um empreendimento: uma microdestilaria de álcool. Ainda se familiarizando com as máquinas e o processo de transformação da cana-de-açúcar em combustível, os agricultores testam a qualidade do produto em seus próprios carros.

– Nosso grande problema era a estiagem, o pessoal estava se descapitalizando com a soja. Temos clima, solo e mão-de-obra para o cultivo da cana-de-açúcar – conta um dos produtores, Darci Colbek.

A microdestilaria foi inaugurada neste mês, mas a comercialização do álcool combustível deve ficar somente para depois de maio, quando começa a colheita da cana. A opção pela atividade surgiu depois de debates na região sobre a cultura, na época em que as fontes de energia renováveis entraram em evidência. Conscientes de que a cana-de-açúcar não deve se tornar uma monocultura, os agricultores continuaram cuidando de suas propriedades.

– Planto milho e alfafa. A soja já larguei de mão. A gente vê na cana a possibilidade de segurar as pessoas no interior, e os filhos também – diz Luiz Derli Colbek.

A idéia de implantar uma microdestilaria nasceu na Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Fronteiriços. Um projeto foi elaborado, e os produtores o enviaram para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Até os agricultores se surpreenderam quando souberam que o álcool também pode ser produzido em pequena escala, e não é privilégio de grandes usinas. Para se ter uma idéia, a microusina custou R$ 90 mil. O dinheiro veio dos próprios produtores, do MDA, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e da prefeitura.

A microusina

> Capacidade: 50 litros de álcool por hora e 1,2 mil litros por dia

> 1 tonelada de cana é preciso ser moída para obter 50 litros por hora

> Área a ser plantada: 80 hectares de cana

Banner Revistas Mobile