Mercado

UE recorre de punição da OMC por subsídio ao açúcar

A União Européia está recorrendo da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) que declarou ilegais as subvenções da comunidade à exportação de açúcar. A informação é de fonte da OMC à agência EFE.

Um grupo de especialistas da OMC concluiu em outubro que metade das exportações de açúcar da Europa se beneficiaram de ajudas que violavam as normas do comércio internacional.

A denúncia das práticas européias na OMC foi feita pelo Brasil, Tailândia e Austrália. Fontes da OMC disseram que o recurso da UE irá tramitar no Órgão de Apelação.

A UE anunciou em dezembro a sua intenção de apelar da decisão da OMC e garantiu ter argumentos que respaldam sua tese de que a ajuda concedida ao setor não era ilegal.

Os 25 estados da UE são, no conjunto, o segundo maior exportador mundial de açúcar, enquanto o primeiro é o Brasil. Segundo o Brasil e os outros dois denunciantes, os países europeus estavam importando da Índia e de antigas colônias européias, como África, Caribe e Pacífico, quantidade maior de açúcar do que necessitavam. Depois, exportavam o excedente com subsídios.

Banner Revistas Mobile