Mercado

UDOP traz consultor de multinacionais para ministrar curso em Ribeirão Preto

Estará no próximo dia 13 em Ribeirão Preto, ministrando o curso “Técnicas e Habilidades Gerenciais para o Aumento da Produtividade e a Redução dos Custos Operacionais”, o consultor Darley Miranda, diretor do Instituto Holloz Consultores Associados, do Rio de Janeiro. Ele vem a convite da UDOP, com o objetivo de apresentar o que existe de mais moderno em termos de gerenciamento de pessoas, para um grupo de cerca de 40 gestores de todos os níveis e áreas das usinas e destilarias da região.

O mesmo curso já foi ministrado no dia 25 de outubro em Araçatuba, com excelente avaliação dos participantes, que reconheceram no consultor uma habilidade incomum para “trazer a realidade das usinas para dentro da sala de aula e discutir soluções realistas para os problemas do dia-a-dia”.

Isso talvez se deva à experiência do consultor, que é incomum. Após ter atuado intensamente no setor sucroalcooleiro, em projetos de treinamento e consultoria de gestão, passou os últimos 12 anos trabalhando para grandes grupos nacionais e multinacionais, tais como DuPont, Syngenta, Bayer, Rhodia, Merial, Siemens, Ericsson, Grupo Estado, Petrobrás, Santander, Caixa Econômica Federal, dentre outros. Agora, a convite da UDOP, volta a contribuir com seu conhecimento e expertise para melhorar a qualidade da gestão de usinas e destilarias, naquele aspecto mais desafiador que é a gestão de pessoas.

Para Darley Miranda, que foi consultor da American Management International, a maior instituição de treinamento gerencial do mundo, “a gestão de pessoas no setor está totalmente em descompasso com os desafios contemporâneos”. Para ele, “não há razão para deixar de utilizar os conhecimentos produzidos pelas ciências do comportamento, já que eles podem assegurar melhor desempenho e resultados mais satisfatórios em todas as áreas da organização”. Segundo Miranda, “as poucas unidades que adotaram práticas de gestão modernas e passaram a se orientar por indicadores que, além da perspectiva financeira e dos processos internos, consideram também a perspectiva dos clientes e de aprendizado e crescimento, como recomendam os criadores do Balanced Scorecard, já estão se beneficiando de seus resultados”. Isso porque, segundo o consultor, passaram a investir intensamente em conhecimento como fator de diferenciação e alicerce para os resultados empresariais pretendidos. E, além de aumentarem a capacitação técnica e operacional, investiram na qualificação gerencial da liderança formal de todos os níveis e áreas.

Darley Miranda afirma que “somente através de quadros gerenciais adequadamente qualificados, os setor será capaz de enfrentar os desafios que virão num futuro bem próximo e que exigirão soluções inteligentes e criativas, tanto nos processos de produção quanto nos processos administrativos e comerciais”. O consultor cita, como exemplo, a existência de um sem-número de soluções alternativas para vários processos industriais que, apesar de significarem reduções de custos da ordem de 10% a 20%, não são implementadas. A causa disso, segundo ele, “é a mentalidade de certos gestores, que não se sentem desafiados a buscar melhorias, porque sempre viveram num ambiente regulamentado e de relativa estabilidade e se apoiaram em alguns mitos do setor, que não encontram base no contexto empresarial atual”.

“Os gestores precisam adotar certos comportamentos que não são naturais, se quiserem obter a maior produtividade possível de seus colaboradores”, afirma o consultor. “E, por não serem naturais, precisam ser aprendidos”, complementa. Para ele, a idéia de que os líderes já nascem prontos não é verdadeira. “Carisma é uma coisa, liderança é outra. As habilidades de liderança podem e devem ser treinadas”, afirma Darley Miranda.

Por conhecer bem o setor e suas peculiariedades, o consultor se comprometeu a apresentar somente aquelas técnicas que são aplicáveis em usinas e destilarias e da maneira mais prática possível, evitando teorizações desnecessárias e focando os resultados relevantes para o negócio. O curso, de apenas um dia, deixará ferramentas bem práticas para os participantes, algumas que poderão ser implementadas já no dia seguinte. Com essa iniciativa, a UDOP traz mais uma vez para Ribeirão Preto o que existe de melhor em termos de conhecimento no nosso país, sempre no sentido de contribuir para melhorar o ambiente de negócios e gerar desenvolvimento para a região.

Banner Revistas Mobile