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Trechos de estradas na Paraíba serão revitalizados

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Alguns dos problemas de escoamento da produção do setor sucroenergético e de outros produtos começam a ser amenizados, ao menos na Paraíba. As obras de recuperação de 673,9 km paraibana, requerida por produtores e representantes de unidades industriais que processam cana no estado, terão início no próximo mês. Além das estradas, localizadas em 30 pontos da zona canavieira que estão em péssimas condições de uso, o segmento canavieiro também solicitou a construção de seis passagens molhada, dois pontos de passagem inferior, bem como a reforma de quatro pontes, construção de três e alargamento de duas. A garantia das obras foi dada pelo Superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PB), Carlos Pereira, durante reunião com o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso, e outros representantes do setor no final de agosto.

Dentre os trechos de estradas vicinais – vias não pavimentadas que interligam zonas rurais à zona urbana – que precisam de intervenções estão cerca de 58 km que liga a cidade de Sertãozinho à Usina Miriri; alguns pontos da BR 101, nas mediações do Túnel Jacaraúna, na fazenda Marco João, próxima à praia de Lucena; pontos da PB 025 próximo a cidade de Sapé; outras localidades da PB 030; além de trechos da PB 044, no caminho para a usina Tabu, que precisa de recapeamento e acostamento; e da PB 034, que passa pelo município de Alhandra e precisa de intervenções de tapa buracos em diversos trechos.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, a recuperação dos trechos descritos no documento será benéfica para toda a sociedade e não só para quem vive da agricultura, visto que dentre os trechos solicitados existem muitos que servem, inclusive às cimenteiras e ao tráfego da própria população. “Na PB 044, por exemplo, temos o tráfego de pelo menos 4 mil toneladas de cimento diariamente, fora a cana que sai da Giasa. O recapeamento da via estará ajudando a todos, inclusive a população que reside naquela localidade”, explicou.

As ações de revitalização de estradas, pontes e passagens molhadas serão desenvolvidas a partir de uma parceria público-privada firmada entre o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a Asplan e as unidades industriais que processam cana-de-açúcar no Estado. Pelo acordo, assinado na última reunião do DER com os representantes do segmento canavieiro, o estado disponibilizará as máquinas e a contrapartida da iniciativa privada será a mão de obra, combustível, o material e ainda outros tratores.

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