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Teste comprova acerto do Flexpower

O Corsa Flexpower, primeiro carro bicombustível da General Motors do Brasil, ignorou as oscilações de preços da gasolina em uma semana de uso, optando pelo álcool quando este foi mais conveniente ao bolso do piloto de testes. Na vida prática da cidade grande, onde as explicações técnicas devem ceder ao pragmatismo do uso intensivo do veículo, o Flexpower repetiu a excelente performance mostrada há duas semanas, na rodovia Anhangüera, em São Paulo. Nos mais de 500 quilômetros rodados na via com álcool, gasolina e gasolina com álcool em diversas proporções, ficou confirmado o trabalho primoroso da engenharia de testes da GM do Brasil. A montadora foi capaz de acertar o motor para os dois combustíveis, sem perda de performance e com gasto que, mesmo com álcool, não agride o bolso do motorista. A média urbana, quando usado o álcool, a 70km/h, passou de 13 quilômetros rodados por litro. Já a média rodoviária, também com álcool, alcançou 12 quilômetros por litro, em uma velocidade média de 90km/h. Ou seja, compensa financeiramente usar esse combustível.

Abastecido com álcool, o Corsa é um pouco mais rápido, com maior torque e potência de 99cv. Com gasolina, a potência fica em 95cv. Para quem dirige o carro, no entanto, parece que foi adicionado algo vantajoso em termos de economia a um dos melhores produtos da GM no mundo. Além de beber álcool e gasolina nesta nova fase, o Corsa continua sendo aquele carro macio, com excelente dirigibilidade, maleabilidade e estabilidade direcional irrepreensível. Sua plataforma, originária da engenharia da Opel, da Alemanha, insere sistemas seguros e confiáveis de suspensão, câmbio e direção. A versão testada, equipada com freios ABS, realiza freadas bruscas com segurança, sem provocar perda de trajetória e sustos acabrunhantes no piloto de testes. Vale destacar a tecnologia Flexpower e o sensor colocado em meio ao fluxo de gases do escapamento, que analisa a relação ar-combustível. A informação é enviada à central computadorizada, que faz os ajustes nos sistemas de injeção e ignição para o uso do combustível usado ou da mistura dos dois.

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