Mercado

Termelétrica já utiliza biodiesel

A Usina Tubarão utiliza óleo diesel para gerar energia elétrica e atender ao consumo do arquipélago. Desde o ano passado, a termelétrica começou a misturar o biodiesel como parte do combustível. O blend inicial era de 3% e agora em agosto passou para 4%. Mas os planos da companhia são mais ousados. Em parceria com a Petrobras e a fabricante americana de equipamentos de geração Cummins, a ideia é elevar a mistura para até 20% nos próximos anos e contribuir para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera.

Outro projeto de sustentabilidade da Celpe em Fernando de Noronha é a instalação de placas solares nas pousadas da ilha. Essa energia solar seria utilizada no aquecimento da água pelos estabelecimentos, para utilização nos chuveiros, por exemplo. Até agora as placas foram instaladas em 20 pousadas, mas a idéia é que se estenda aos 180 estabelecimentos de Noronha.

Ontem, durante a solenidade de inauguração da Usina Tubarão, também foi assinado convênio com o Centro Golfinho Rotador, para a instalação de sistema de aquecimento solar nos chuveiros elétricos da entidade, que terá sua sede inaugurada no dia 20 de outubro. A Celpe vai investir R$ 30 mil na obra, que vai permitir uma redução no consumo de energia.

Criado há 19 anos, o Centro Golfinho Rotador é uma organização não-governamental responsável pela realização de pesquisas de caráter científico e ambiental.

Banner Revistas Mobile